PAÍS ÍNTEGRA INICIATIVA INTERNACIONAL PARA COMBATER ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

22/05/2006 - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinou nesta segunda-feira (22), durante comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade, um memorando de entendimento para que o governo brasileiro integre a Iniciativa das Dez Nações do Programa Global sobre Espécies Exóticas Invasoras.

A Iniciativa das Dez Nações constitui um grupo de países, inicialmente dois de cada continente, que deverá coordenar as ações do programa, cujo objetivo é controlar e prevenir a invasão de espécies exóticas nos biomas. O Brasil é o segundo país a aderir à iniciativa. O primeiro foi a África do Sul, onde fica a sede do programa.

Segundo a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), espécie exótica é aquela que está fora da sua área de distribuição natural. Ela ameaça ecossistemas, habitats e espécies nativas. Estudos revelam que as espécies exóticas invasoras são a segunda maior causa de perda de biodiversidade do planeta, causando aos países problemas não só ambientais, mas econômicos e sociais.

Ao colonizar novos ambientes, o homem levou consigo plantas e animais domesticados. Isso permitiu que algumas espécies exóticas ganhassem condições de dispersão muito além de suas capacidades reais. Benefícios da modernidade, como o transporte aéreo, deram proporção ainda maior ao problema.

A publicação Espécies Exóticas Invasoras: Situação Brasileira faz um diagnóstico preliminar do caso no Brasil. Ela traz informações sobre espécies de insetos, fungos, ácaros, bactérias, moluscos, plantas e peixes que afetam águas continentais, os ambientes marinho e terrestre, os sistemas de produção e a saúde humana.

Um caso típico de espécie exótica invasora é do mexilhão dourado. O pequeno molusco que se fixa em qualquer substrato duro é oriundo da China. Chegou à América do Sul nas águas de lastro de navios mercantes. Invadiu a bacia Paraná-Paraguai e avança sobre as usinas hidrelétricas brasileiras, em função da ausência de predadores que controlem a sua população. Já foi encontrado na foz do rio da Prata e está presente até no Pantanal.

Em 2005, as espécies exóticas invasoras foram tema de um primeiro simpósio brasileiro que reuniu especialistas de todas as regiões do país, além de estrangeiros vindos da África do Sul, Jamaica, Argentina, Nova Zelândia, Portugal e Estados Unidos.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Marluza Mattos)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.