MILITÂNCIA INDÍGENA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2006

31/05/2006 - Agência FAPESP - As lideranças indígenas da Amazônia, por falta de articulação no cenário nacional, acabam interessando-se mais pela política local. Em defesa dos interesses coletivos de suas comunidades, elas optam por ocupar apenas cargos de prefeito ou de vereador.

“Os movimentos indígenas brasileiros têm força suficiente para montar uma ampla agenda de reivindicações, mas ainda encontram dificuldades para implementá-las no âmbito nacional. O caminho mais viável acaba sendo a política local”, disse Gabriel Alvarez, professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB), à Agência FAPESP.

O pesquisador está desenvolvendo uma pesquisa sobre a relação dos índios com a política com base em dados coletados em diversas expedições em todo o país. Uma das principais fontes de informação do estudo foi a Expedição Humboldt, organizada pela UnB em 2000, quando Alvarez integrou o grupo de cientistas que percorreu aproximadamente 10 mil quilômetros na Amazônia.

Entre os municípios que já contam com representantes de origem indígena na política local estão Oiapoque (AP), Atalaia do Norte (AM), Tabatinga (AM) e Benjamin Constant (AM). Para Alvarez, atualmente dois municípios do Amazonas estão mais próximos de eleger um candidato índio como prefeito nas próximas eleições: Barreirinha e São Gabriel da Cachoeira, onde a população indígena é maioria.

“O Estado do Amazonas nunca teve um prefeito indígena. Historicamente, o Brasil teve apenas três prefeitos nessas condições: no Amapá, em Roraima e em Minas Gerais. Quase uma centena de índios em todo o país já ocupou o cargo de vereador”, conta o antropólogo.

No cenário nacional, a meta das lideranças indígenas é fortalecer suas tribos por meio de parcerias com organizações não-governamentais e movimentos sociais. “Um dos interesses é a criação de uma secretaria federal voltada para os assuntos indígenas. A idéia é que a Funai (Fundação Nacional do Índio) seja um dos braços executivos dessa secretaria”, disse Alvarez.

O estudo mostra ainda que, diferentemente de outros países latino-americanos, como na Bolívia, que possui partidos e, agora, até um presidente indígena, no Brasil não existe nenhum partido político indígena. A participação dos índios aqui ocorre pela negociação com os partidos majoritários.

“Os índios representam menos de 1% da população brasileira (na Bolívia eles são 60%), por isso eles nem pensam em criar um partido étnico. Mas muitos deles crescem em contato com os brancos, o que acaba gerando um número crescente de lideranças capacitadas para serem interlocutoras entre os dois mundos”. Segundo o antropólogo, os indígenas são atores políticos que estabelecem diálogos paritários entre todos os atores sociais, sem necessidade de tutela.

 
 

Fonte: Agência Fapesp (www.agencia.fapesp.br)
Assessoria de imprensa (Thiago Romero)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.