ZAPATERO CONFIRMA COMPROMISSO DE ELIMINAR ENERGIA NUCLEAR NA ESPANHA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2006

31-05-2006 – Madri - Em dia de grande derrota para a indústria nuclear, Greenpeace comemora a declaração do primeiro-ministro espanhol de que vai estabelecer calendário fixo para o fechamento de todas as usinas espanholas

O Greenpeace comemorou hoje a declaração do primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, de manter seu compromisso de campanha e abandonar de forma progressiva a energia nuclear no país.

A declaração de Zapatero foi feita durante seu discurso na abertura do debate sobre o Estado da Nação no país. No último dia 20, praticamente todos os movimentos antinucleares na Espanha assinaram um manifesto pedindo a Zapatero e seu partido, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), para cumprir sua promessa de campanha de abandonar a energia nuclear e fechar todas as usinas nucleares do país. A primeira delas que deverá ser fechada é a usina de Santa María de Garoña, em Burgos, a mais antiga ainda em funcionamento e a que apresenta maior ameaça à segurança espanhola.

O Greenpeace também comemorou a enorme derrota sofrida pelo lobby da indústria nuclear, já que o governo não deu nenhum respaldo às propostas absurdas do Fórum das Indústrias Nucleares Espanholas, que levantou a necessidade da construção de dez novas estações nucleares no país e de prolongar em várias décadas a vida útil de oito estações, apesar dos problemas de segurança que elas vêm apresentando.

“O debate sobre os benefícios da energia nuclear terminou com uma estrondosa vitória das energias verdadeiramente limpas: as renováveis e eficientes. A indústria nuclear foi claramente derrotada, apesar de toda a pressão dos últimos meses”, declarou Guilherme Leonardi, coordenador da campanha antinuclear do Greenpeace Brasil.

“Nós parabenizamos o primeiro-ministro por ter se posicionado a favor de uma matriz energética de fontes limpas e renováveis, chaves para uma economia sustentável e competitiva”, afirmou Leonardi.

Em seu discurso, Zapatero também reconheceu que é impossível resolver o problema da destinação do lixo radioativo gerado pela energia nuclear sem um consenso social amplo que deve incorporar as ONGs.

Zapatero e seu partido subiram ao poder após vencerem as eleições de 14 de março de 2004, graças, entre outros fatores, a seu compromisso de fechar as usinas de energia nuclear de forma gradativa e substitui-las por outras fontes de geração de energia, “limpas, seguras e mais baratas”, como afirmava o programa eleitoral do partido.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.