AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO DE FLORESTAS DE ARAUCÁRIA SERÃO INTENSIFICADAS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Junho de 2006

07/06/2006 - O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, anunciou, durante a Escola de Governo desta terça-feira (06), que as ações de fiscalização no bioma de araucária serão reforçadas com a contratação de 75 novos policiais e implantação da 3a Companhia de Polícia Ambiental – Força Verde, em Guarapuava.

“A Polícia Militar fez um concurso para contratar os policiais que trabalharão exclusivamente na fiscalização do bioma de araucária. Além disso na última semana, adquirimos através de pregão eletrônico dez veículos que auxiliarão no trabalho”, informou o secretário.

O Instituto Ambiental do Paraná aumentou o número de autos de infração e multas aplicadas pelo corte de araucária devido a operações de fiscalização que vem sendo realizadas, desde 2003. No ano de 2002, foram lavrados 2.766 autos, em 2003, foram 4.373, 2004 o número de autos passou para 5.439 e, em 2005, foram 4.126 multas aplicadas apenas devido ao corte da floresta. “A fiscalização florestal representa, hoje, 61% da carga de trabalho dos técnicos”, explicou Rasca.

Atualmente o Estado possui apenas 0,8% da floresta de araucária, que já ocupou 49% do território paranaense. Os maiores e significativos remanescentes encontram-se na região Centro-Sul do entre os municípios de Guarapuava, Pato Branco, Francisco Beltrão, Irati e União da Vitória.

Devido à pressão do setor florestal e do alto valor de mercado, a araucária é o principal alvo dos infratores ambientais. De acordo com o diretor do IAP, Harry Luis Telles, a região Centro-Sul também possui propriedades rurais prejudicadas pelas características do relevo, que não permite muitas alternativas agrícolas.

“A exploração da floresta se transforma na fonte de lucro destes agricultores, que deixam de respeitar o código florestal e contribuem para a extinção da floresta”, disse Harry. Segundo ele, o governo está desenvolvendo seminários e debates sobre o uso sustentável da araucária, para que o proprietário entenda a floresta como uma atividade agrícola de médio e longo prazo.

Para reforçar a fiscalização, foi criado o Programa Força Verde, em 2003, que integrou as ações do Batalhão de Polícia Ambiental com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Ao todo, 900 policiais integram o Batalhão, que foi equipado com dois aviões motoplanadores, um avião skyline, dois helicópteros, barcos para fiscalização marítima, motos e veículos

Bacias hidrográficas – O secretário Rasca Rodrigues apresentou ainda, a nova organização dos escritórios regionais do Sistema Sema – que é composto pela Secretaria do Meio Ambiente e suas autarquias Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa).

“A partir de agora, as regiões administrativas das nossas instituições, que antes eram divididas com base no critério geopolítico, passam a considerar a bacia hidrográfica em que estão localizadas como ‘unidade de planejamento’”, explicou Rasca. “Esta nova organização prioriza os critérios ambientais de cada região”, completou. Os escritórios regionais do Sistema Sema estão espalhados em todo o Estado e cada um chega a atender até 30 municípios. “São oito filiais da Secretaria, oito da Suderhsa e mais 20 do IAP”, enumerou o secretário.

Segundo o coordenador estadual de Recursos Hídricos, Mauri César Barbosa Pereira, a reorganização permite maior eficácia na solução dos problemas ambientais regionais. “Possibilitará um diagnóstico sobre a capacidade de uso das bacias hidrográficas do Paraná. Poderemos trabalhar melhor os indicadores, como o nível de desmatamento, relação das unidades de conservação, atividades de risco, poluição, geração de lixo, mata ciliar e até mesmo número de municípios por bacia”, exemplificou Mauri.

O Paraná está dividido em 16 bacias hidrográficas: Paraná I, II e III, Iguaçu, Piquiri, Ivaí, Ribeira, Litorânea, Tibagi, Itararé, Cinzas, Pirapó e Paranapanema I, II, III e IV. Durante os meses de julho e agosto, a Secretaria irá promover encontros regionais para a implantação da nova organização. “A expectativa é que até o final do ano esta nova gestão já esteja consolidada”, disse Mauri.

A reorganização promovida nos escritórios regionais também é praticada por outras instituições. Em março de 2005, a Procuradoria Geral de Justiça do Paraná criou as Promotorias de Meio Ambiente, já divididas por bacia hidrográfica.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.