MINISTÉRIO ENSINARÁ ESTADOS E MUNICÍPIOS A FORMAR FUNDOS SOCIOAMBIENTAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

02/06/2006 - Brasília - Com o objetivo de ensinar estados e municípios a arrecadar dinheiro e administrar projetos de proteção ambiental, o Ministério do Meio Ambiente criará na próxima semana a Rede Brasileira de Fundos Socioambientais. Hoje, estados e municípios já separam uma verba para investimentos nesses projetos, mas muitos funcionam apenas no papel.

O gerente de Desenvolvimento do Fundo Nacional do Meio Ambiente, Manoel Serrão, explica que por meio da rede esses projetos poderão ser colocados em prática, com a capacitação de prefeitos e secretários. "Nós percebemos que existem vários fundos criados por lei nos estados e nos municípios e essa é a oportunidade para que eles participem do financiamento ambiental. Para isso, é necessário que eles recebam um investimento (capacitação) inicial e assim se habilitem a exercer essa função. Gerir recursos públicos é uma função delicada, que sempre necessita de cuidados", afirma.

De acordo com Serrão a capacitação ocorrerá em duas etapas. Na primeira, prefeitos e secretários de meio-ambiente serão treinados para entender a legislação. Na segunda, as localidades vão receber dinheiro para implementar projetos de educação ambiental. "Dessa forma, espera-se que as prefeituras se tornem mais ágeis na resolução de problemas ambientais, além de alcançarem a população com projetos criados e geridos na própria localidade", disse.

Como exemplo de projeto gerido pelo Fundo Nacional, ele citou o de eco-fogões no interior de Pernambuco, que permitiu a construção de fogões a lenha respeitando o meio ambiente e a tradição local. Esses fogões, explicou, são usados no preparo de merenda escolar, abastecidos com galhos caídos de árvores e catados pelos próprios alunos. Segundo Serrão, os botijões de gás não faziam parte da realidade daquela comunidade.

Os projetos do Fundo Nacional de Meio Ambiente são financiados pelo ministério em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Isabela Vieira

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.