NOVO VIVEIRO DE MUDAS DE UMUARAMA VAI PRODUZIR 100 MIL ÁRVORES NATIVAS POR MÊS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Junho de 2006

08/06/2006 - O governador Roberto Requião, o vice-governador Orlando Pessuti, e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, inauguraram nesta quinta-feira (08) em Umuarama o novo viveiro de mudas, doado pelo Programa Mata Ciliar, com capacidade para produção mensal de 100 mil árvores de espécies nativas.

Foram investidos cerca de R$ 200 mil na obra, que irá substituir o antigo viveiro da região - alvo de vandalismos e depois ocupado por um conjunto habitacional. O novo viveiro, com área total de seis mil metros quadrados, conta com instalações de almoxarifado, refeitório, além de uma área de 600 metros quadrados para estufas com alta tecnologia.

Para o prefeito de Umuarama, Luiz Renato Ribeiro de Azevedo, essa ação do Governo do Estado está revolucionando o reflorestamento no Paraná e vai garantir um Estado verde para as futuras gerações. “Isso é uma verdadeira fábrica de árvores, que vai dar condição de recuperarmos o meio ambiente, que foi destruído pelo processo de desenvolvimento desorganizado em nosso Estado”, afirmou Azevedo.

O programa Mata Ciliar é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e tem como meta o plantio de 90 milhões de mudas às margens de rios, ribeirões, represas e mananciais de abastecimento até o final deste ano. “Com ações de plantio, semeadura e abandono do solo e ainda instalação de cercas visamos a recomposição da cobertura florestal e melhoria na qualidade da água utilizada para consumo dos paranaenses”, disse o secretário.

O Governo do Paraná já investiu R$ 15 milhões na reestruturação de viveiros estaduais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), compra de viveiros para 303 municípios e 40 entidades (Colégios Agrícolas, Sanepar, Centro de Menores Infratores, Penitenciárias, universidades, Apaes), num total de 420 viveiros produzindo em todo o Estado. “A idéia é descentralizar a produção, fazendo com que os municípios e entidades parceiras produzam, com orientação, suas próprias mudas de espécies nativas”, explicou o presidente do IAP, Rasca Rodrigues.

Andamento - Desde o início de 2003 o Programa Mata Ciliar já plantou 43,3 milhões novas árvores em todo o Paraná. O placar de plantio pode ser conferido no endereço virtual do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) - http://www.pr.gov.br/meioambiente/iap

No site também podem ser encontradas informações como, por exemplo, a quantidade de árvores plantadas em cada município paranaense. A cidade de Campo Mourão lidera o ranking, com 311,5 mil mudas plantadas. “Os resultados são atualizados constantemente e chegam a mudar várias vezes em um único dia”, destacou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

O endereço virtual traz ainda o resultado de outras ações para a recuperação da mata ciliar, como a semeadura de quase 510 hectares, a instalação de mais de 4 mil quilômetros de cercas e outros 10,2 mil hectares abandonados para que a vegetação possa se recompor naturalmente.

O programa conta ainda com parcerias com Secretaria de Agricultura e Abastecimento e instituições públicas e privadas, como Prefeituras e cooperativas.

Estrutura - De acordo com o coordenador do Programa Mata Ciliar do IAP, Paulo Caçola, o sistema de produção de mudas nos viveiros disponibilizados aos municípios é considerado inovador, pois utiliza tubetes reutilizáveis em vez de embalagens descartáveis e casca de pinus no lugar da terra. O tubete é o local onde a semente fica até transformar-se em muda. Após atingir o tamanho ideal, a muda vai para terra e o tubete é utilizado novamente para germinar outras mudas.
“Além disso, os viveiros são de fácil instalação e vêm acompanhados por manual elaborado pelo IAP”, afirmou Caçola. Para garantir o cumprimento das metas de produção, foram realizados cursos de capacitação em todas as regiões do Estado.

Os viveiros doados pelo Programa Mata Ciliar são compostos por casa de vegetação de 50 metros quadrados, com sistema de irrigação, área de rustificação (incubadora de mudas) de 160 metros quadrados, tubetes para produção de 90 mil mudas anuais, sombrite (cobertura de plástico), sistema tubular de sustentação da estufa e sementes.

A gestão é de responsabilidade das prefeituras, que se encarregam da mão-de-obra, terreno, instalação hidráulica e manutenção – gerando empregos na região. O preparo da terra, coveamento, coleta de sementes e produção de mudas estão entre as outras oportunidades de trabalho geradas.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.