PLANTAS AJUDAM A MONITORAR A QUALIDADE DO AR NO INTERIOR DE SP

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

05/06/2006 - Durante dois meses, professores e alunos de escolas estaduais, municipais e privadas, além de Unidades Básicas de Saúde (UBS), da Prefeitura de São José dos Campos (SP), estarão auxiliando a primeira campanha para caracterizar a qualidade do ar no município. Nesta primeira fase, em parceria com a USP e a Unicamp, será utilizado o biomonitoramento com duas espécies de plantas – Tradescantia pallida, conhecida como Coração Roxo, e a Nicotiana tabaco - sensíveis a diferentes poluentes atmosféricos.

Pesquisadoras do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, distribuíram as plantas em 40 pontos da cidade, entre escolas e UBSs. Além das plantas, o projeto prevê também medidas de benzeno e ozônio em alguns desses pontos. O monitoramento será útil para apontar, de forma qualitativa, as regiões da cidade mais afetadas por determinados poluentes.

Segundo a pesquisadora Maria Paulete Pereira Martins Jorge, os resultados deste monitoramento poderão oferecer subsídios para a instalação de uma rede de monitoramento completa, ao detectar os pontos de maior vulnerabilidade. O projeto, que conta com o apoio da Petrobras, tem também como objetivo ampliar o nível de conscientização da população para a necessidade de monitoramento da qualidade do ar da cidade.

Nas escolas, os alunos deverão constatar a presença do ozônio na atmosfera por meio das folhas da Nicotiana Tabaco, que deverão apresentar alteração de cor, perceptível a olho nu, tornando-se amareladas. O ozônio é um poluente secundário formado a partir de reações na atmosfera entre compostos orgânicos voláteis e óxidos de nitrogênio, provenientes, principalmente, das emissões veiculares e também das indústrias.

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) monitora o ozônio na atmosfera de São José dos Campos, desde 2000. Os dados mostram que o nível de Padrão de Qualidade do Ar (PQA = 160 mg/m3) é ultrapassado diversas vezes por ano. O monitoramento também aponta que está ocorrendo uma exposição crônica e constante da população a altos níveis desse poluente (entre 100 – 120 mg/m3).

O Coração Roxo, por sua vez, é sensível aos compostos oxidantes, que alteram geneticamente a estrutura celular da planta. Nas escolas, os alunos irão analisar e observar, em microscópios, as alterações no núcleo das células das inflorescências desta planta.

Além do biomonitoramento, está sendo feita uma análise dos ventos no município, buscando identificar os padrões da circulação que contribuem para a dispersão dos poluentes gerados no município e em regiões próximas, como a Grande São Paulo, por exemplo.

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (INPE)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.