PRESIDENTE LULA ASSINA DECRETOS CRIANDO TRÊS RESEX

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

Brasília (06/06/2006) - O presidente Luís Inácio Lula da Silva assinou ontem decretos criando três novas Reservas Extrativistas Federais (Resex) e um parque no País. Juntas, as Resex de Terra Grande-Pracuúba (no PA), de Iriri (no PA), de Canavieiras (na BA) e o Parque Nacional da Juruena (na fronteira do AM com MT) formam área de 2,6 milhões de hectares. Com as novas reservas, o Brasil alcança um total de 18 milhões de hectares de florestas protegidos em Unidades de Conservação (UCs), uma área correspondente a três vezes o estado do Rio de Janeiro. Desde 2003 o Governo criou ou ampliou 54 UCs, incluindo as anunciadas, e pretende criar mais 20 até o final do ano.

O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, em cerimônia pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, festejado hoje. O evento contou com as presenças da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; do ministro da Justiça, Márcio Tomás Bastos, entre outras autoridades. Pelo Ibama, estiveram presentes os diretores Rômulo Mello (de Fauna e Pesca), Paulo Oliveira (Socioambiental) e Flávio Montiel (de Fiscalização).

As Unidades de Conservação são formadas por Unidades de Proteção Integral, como é o caso dos Parques Nacionais, como o da Juruena (que não podem ser explorados economicamente); e por Unidades de Uso Sustentável, como as Resex, que permitem atividades extrativistas, com base em um plano de manejo sustentável dos recursos naturais da região. “Os pedidos de criação de Resex partem da própria comunidade. Vêm de baixo para cima, nunca o contrário. As populações tradicionais sentem na ponta as necessidades e solicitam ao Ibama a criação das áreas, além de apoio estratégico para o desenvolvimento da socioeconômico da região”, explica o diretor Socioambiental, Paulo Oliveira.

Segundo Oliveira, o Ibama estuda outros 87 pedidos de criação de Resex, na Amazônia e em outros biomas. Uma vez criadas as Resex, seus recursos naturais passam a ser utilizados de modo sustentável (não-predatório), assegurando condições de sobrevivência sócio-cultural às populações locais, que em geral vivem do extrativismo, da agricultura de subsistência ou da criação de animais de pequeno porte. Em seu estágio avançado, as Resex geram empregos e renda e inibem a grilagem de terras.

Reservas favorecerão pesca e extrairão frutos e seivas vegetais

A Resex Terra Grande-Pracuúda, localizada entre os municípios de Curralinho e São Sebastião da Boa Vista, na Ilha de Marajó, no Pará, propiciará a extração sustentável do açaí, do palmito e de óleos vegetais. Os habitantes da Resex do Iriri, em Altamira, no Pará, extrairão riqueza da pesca e de óleos como o da copaíba e da andiroba. A Resex de Canavieiras, situada nos municípios baianos de Canavieiras, Belmonte e Uma (Costa do Cacau), favorecerá a pesca artesanal e de mariscagem.

Por sua vez, a Resex do Parque Nacional do Juruena, do extremo-sudoeste do Amazonas ao norte do Mato Grosso, vem interromper a ameaça de degradação decorrente, hoje, da expansão da fronteira agrícola, da atividade madeireira, da grilagem de terras e dos garimpos.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.