PROFESSOR SUGERE ATITUDES INDIVIDUAIS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

Brasília - Pensar em atitudes que cada indivíduo pode ter para preservar o meio ambiente e, dessa forma, ajudar a desenvolver a economia e a qualidade de vida das pessoas. Esse foi o tema da palestra do professor David Zee, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), antes do encerramento, hoje (1º), do Encontro Verde das Américas – Conferência das Américas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O professor explicou os danos que as mudanças climáticas, um problema ambiental mundial, acarretam na vida de todas pessoas. Citou as enchentes, os desabamentos, os furacões e as doenças como problemas ambientais que podem ter sido causados pela emissão descontrolada de gás carbônico, pelo superaquecimento global e pela destruição da camada de ozônio.

Para ele, todos esses problemas "representam uma bomba relógio ambiental, principalmente para a população que vive perto mar, uma área que sofre muito com os desastres ambientais". Hoje, cerca de 60% da população brasileira vivem no litoral.

Zee sugeriu, entre as atitudes a serem adotadas no cotidiano de cada indivíduo, tomar para si a responsabilidade de preservar a natureza, diminuir o consumismo, desligar as luzes em ambientes vazios, lavar os carros com baldes, ficar atento à quantidade de água desperdiçada ao escovar os dentes, fazer coleta seletiva de lixo, além de pressionar os governantes por medidas para preservar o meio ambiente.

"Nós estamos acostumados a querer procurar culpados, mas está na hora de observamos nossas próprias culpas em casa, pois se cada um fizer a sua parte, com certeza os outros vão sentir vergonha de fazer as coisas erradas", concluiu.

Na próxima semana, os organizadores do Encontro – que desde terça-feira (30) reuniu ambientalistas, representantes do governo e de organizações não-governamentais – lançarão a Carta Verde das Américas, com propostas de políticas públicas e procedimentos técnicos discutidos no evento.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Isabela Vieira

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.