PROPRIETÁRIOS DE RESERVAS PARTICULARES CRIAM ASSOCIAÇÃO EM MATO GROSSO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

05.06.2006 - O estado do Mato Grosso conta, a partir desta terça-feira (6/6), com associação de proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN). A assembléia de criação da entidade e a solenidade de posse da primeira diretoria serão realizadas em Cuiabá, às 11h. O evento contará com a presença de proprietários de RPPNs e representantes de ongs, como o WWF-Brasil. Também está prevista a presença do Secretário Estadual de Meio Ambiente de MT, Marcos Machado.

A criação da associação é um marco, pois os proprietários organizados terão mais força de negociação com o governo, e possibilidades de estabelecer parcerias com fundações e organizações não-governamentais. O evento é resultado de três anos de articulação com participação ativa do Programa Pantanal para Sempre do WWF-Brasil, da Confederação Nacional de RPPNs e dos proprietários de RPPN de Mato Grosso.

O Estado de Mato Grosso possui atualmente 16 RPPNs, sendo 15 federais e 1 estadual totalizando uma área aproximada de 174 mil hectares que protege fragmentos importantes dos biomas Pantanal, Cerrado e Amazônia. Até o momento os proprietários destas reservas não se encontravam organizados, o que inviabilizou o estabelecimento de uma estratégia de fomento e incentivo a criação de novas reservas particulares e de implementação das já existentes.

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural são unidades de conservação privadas, criadas mediante solicitação do proprietário rural ao órgão ambiental responsável como Ibama e as Secretarias Estaduais de Meio Ambiente. Estas unidades vêm adquirindo nos últimos anos um caráter bastante privilegiado, pois quando o proprietário rural transforma uma porção de suas terras em área protegida ele está contribuindo e posicionando-se como sociedade civil no processo de conservação dos recursos naturais e melhoria na qualidade de vida, mostrando compromisso com o meio ambiente.

O Programa Pantanal para Sempre do WWF-Brasil têm dentre seus objetivos promover a criação de novas áreas protegidas (Reservas Privadas e Áreas Públicas) na Bacia do Pantanal, atuando principalmente no apoio técnico-financeiro e na articulação com os atores. No Mato Grosso o programa começou a atuar neste processo a partir de 2004, com o principal objetivo de articular a criação da Associação de Proprietários de RPPNs de Mato Grosso (Associação RPPN – MT).

As RPPNs são instrumento fundamental na estratégia de criação de áreas protegidas para conservação do meio ambiente e da biodiversidade na Bacia do Pantanal (B Pant).

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.