HARPIA PODE CARREGAR UM ANIMAL DE ATÉ DEZ QUILOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

14.06.2006 - O gavião-real, ou harpia (Harpia harpia), é para muitas tribos indígenas brasileiras a personificação dos caciques, símbolo da avidez e da força. Com uma visão oito vezes mais potente que a humana, esta ave é um dos caçadores mais temido das florestas brasileiras. Sua força é tão grande que em pleno vôo pode arrancar uma preguiça da copa de uma árvore e carregar um animal de mais de 10 quilos.

Para muitas etnias indígenas a harpia é o próprio Uiraçu, ou o pai de todos os pássaros. Em muitos casos os adornos feitos com a plumagem desta ave são utilizados apenas quando os homens morrem, ou em festas específicas. No passado, alguns povos indígenas, como os Mehinako, construíam grandes gaiolas para manter uma harpia viva no centro da aldeia. O pássaro geralmente era morto ou enterrado vivo quando seu dono falecia.

Apesar de estar no topo da cadeia alimentar e não ter predadores, a não ser o homem, a maior ave de rapina do mundo, corre o risco de extinção devido à diminuição das florestas, pois cada animal necessita de uma área de cerca de 100 quilômetros quadrados para garantir sua sobrevivência.

De hábitos solitários e diurnos, a harpia pode atingir 1,15 metros de comprimento e 2,5 metros de envergadura. As fêmeas são maiores do que os machos e em alguns casos podem chegar a 10 quilos. A Plumagem que forma uma coroa em sua cabeça é responsável pela denominação da harpia como o gavião-real.

O fascínio por esta que é considerada a maior ave de rapina do mundo, não se estende somente aos índios. Ornitólogos e cientistas de todo o mundo consideram um prêmio visualizar essa ave em seu habitat. Para muitos pesquisadores a harpia também é uma espécie indicadora, pois sua presença reflete o estado de saúde do ecossistema onde vive. O desaparecimento dela significa que não existe caça ou área de mata suficiente que permitam sua sobrevivência. Por isso a importância de áreas protegidas para garantir a existência desta espécie que até hoje não obteve um grande avanço na reprodução em cativeiro.

A localização da harpia abrange toda a América Latina com preferência para as áreas tropicais. No Brasil, a espécie é encontrada principalmente na Amazônia. Antes do avanço do desmatamento essas aves podiam ser vistas no Paraná, Rio Grande do Sul, e na Mata Atlântica. Hoje, embora não tenham desaparecido totalmente dessas regiões, os registros são cada vez mais raros.

Inimiga dos psitacídeos (araras, cacatuas e papagaios), a harpia alimenta-se de peixes, serpentes, lagartos, pássaros e principalmente de mamíferos, como macacos, cotias e preguiças.

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.