ACIDENTE NA MARGINAL PINHEIROS CAUSA VAZAMENTO DE GÁS E ASSUSTA A POPULAÇÃO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2006

23/06/2006 - Um vazamento de butilmercaptana, gás utilizado para conferir odor ao gás liquefeito de petróleo (GLP), em quantidade ainda não especificada, mobilizou uma equipe do Setor de Operações de Emergência da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. O acidente ocorreu por volta das 4,45 horas de hoje (23/6), na Marginal Pinheiros, cerca de 500 m após a Ponte Cidade Jardim, no sentido Santo Amaro-CEAGESP.

A CETESB, que foi acionada por volta das 4,55 horas pela Companhia de Engenharia de Tráfego - CET, junto com o Corpo de Bombeiros, estancaram o vazamento e orientou a lavagem da área com água sanitária para neutralizar os efeitos do produto. O gás é inflamável, mas medições efetuadas revelaram que não havia riscos de explosão. A sua aspiração, no entanto, causa irritação e, por este motivo, as pessoas que apresentarem problemas foram orientadas para procurar o Centro Médico de Atendimento a Emergências Químicas, no Jabaquara, que atende pelo telefone 5012.5311.

Segundo os registros de reclamações, o odor assustou a população, sendo perceptível nos Jardins, Itaim-Bibi, Morumbi, Vila Olímpia, Campo Limpo e Capão Redondo, além de alguns bairros nos municípios de Taboão da Serra, Embu e Itapecerica da Serra, mais próximos da Capital. Para evitar que os motoristas também fossem afetados, CET interditou a Marginal, o que causou congestionamentos que se prolongaram por toda a manhã.

Segundo os técnicos da CETESB, produto estava sendo transportado por um caminhão da empresa Acimex, de Santos, com uma carga de cinco cilindros com 1.100 litros de butilmercaptana cada e cinco cilindros com 2.500 litros de dissulfeto de dimetila cada. Em conseqüência de um acidente, oito cilindros caíram na pista e dois deles, com butilmercaptana, sofreram ruptura causando o vazamento do gás.

A empresa transportadora já providenciou o recolhimento dos cilindros. O incômodo causado pelos odores ainda persiste, pois as condições meteorólogicas são desfavoráveis para a dispersão de poluentes, mas a sua intensidade deverá diminuir gradativamente nas próximas horas. A CETESB está recomendando que as pessoas fechem janelas e portas, para amenizar o desconforto olfativo. Os técnicos, que continuam acompanhando o acidente, ressaltam que não há motivos para preocupação, pois a concentração do gás na atmosfera não é suficiente para causar danos à saúde ou para a ocorrência de explosões.

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Mário Senaga)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.