IBAMA E SEAP LANÇAM MAPA DE BORDO DE PESCA NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

Belém (23/06/06) - O Mapa de Bordo da Pesca do Pará será lançado hoje (23), a partir das 9 horas, em solenidade no auditório da sede da Superintendência do Ibama em Belém. Além do superintendente do Ibama/PA, Marcílio Monteiro, o lançamento contará com a presença do Secretário Especial de Aquicultura e Pesca, Benedito Pompeu Portílio e do Diretor do CEPNOR, Ítalo Vieira. “A pesquisa sobre a pesca no Pará é pioneira e servirá como instrumento e subsídio imprescindíveis para o Ordenamento da Pesca na Amazônia Oriental – Pará”, diz Vieira.

O estudo abrangeu todo o litoral brasileiro, tendo como base a Instrução Normativa - IN nº 26/2005, assinada pelo então Ministro da Pesca, José Fritsch e pela Ministra do Meio Ambiente Marina Silva.

O Pará produz 154 mil toneladas de pescado, sendo 60% oriundos de águas continentais (rios e interiores) e 40% de águas estuarinas (foz dos rios amazônicos). O setor pesqueiro dispõe de 29 mil embarcações de pescado de pequeno, médio e grande porte em atividades em águas paraenses, sendo sete mil no estuário e 22 mil em águas continentais.

Dados da Delegacia Regional do Trabalho – DRT, em Belém, colônias e sindicatos de pesca contam com a participação de mais de cinco mil mulheres na atividade pesqueira. As mulheres pescadoras constituem força de trabalho significativa no setor da pesca e compõem o universo dos 120 mil pescadores no Pará, onde 70 mil (55%) estão cadastrados em colônias de pescadores em dezenas de municípios paraenses.

Estes são alguns dados que estão no inédito Mapa de Bordo da Pesca no Pará, publicado por pesquisadores do Centro de Pesquisa e Gestão dos Recursos Pesqueiros do Litoral Norte do Brasil - CEPNOR/Ibama e técnicos da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República - SEAP.

Dados do IBGE demonstram que mesmo com o declínio de 11% da sua produção em 2004, com mais de 154 mil toneladas, contra mais de 174 mil toneladas em 2003, o Pará ainda se mantém em primeiro lugar em produção de pescado no País. No Estado a pesca extrativa (marinha e continental) responde pela maior parte da produção, com 230,4 mil toneladas, e a aqüicultura com apenas 14,3 mil. Em 2003, o Pará enviou para o mercado externo 7,9 mil toneladas, o que lhe valeu um faturamento de US$ 39,5 milhões.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Edson Gillet Brasil)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.