ÍNDIOS XACRIABÁ CONCLUEM, EM DEZEMBRO, CURSO DE TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

Sete indígenas da aldeia Xacriabá, localizada em São João das Missões (MG), estão se preparando para comemorar no final do ano uma grande conquista. Após um ano e dois meses de aulas, eles irão se formar, em dezembro, em técnicos em higiene dental. Com a formação, poderão ajudar os 7.200 indígenas de sua aldeia, que enfrentam problemas na área de saúde bucal.

Formados, poderão realizar restaurações simples, visitas domiciliares com promoção de saúde e escovação supervisionada. Mais do que isso, poderão acompanhar o desenvolvimento dentário das crianças, de forma a evitar doenças na fase adulta. “Eles poderão ajudar bem mais a comunidade, porque serão bem instruídos”, comemora Tales Francisco Leonhardt Ferreira, coordenador de Saúde Bucal do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Minas Gerais e Espírito Santo.

Os sete técnicos se unirão, após a conclusão do curso, aos 53 Agentes Indígenas de Saúde (AIS) que atuam na aldeia e que realizaram, no final do ano passado, um curso de capacitação em saúde bucal. Foram três dias de oficina supervisionada, realizada pela Fundação Nacional de Saúde Funasa com apoio da Secretaria de Saúde do município e de professores e estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Em São João das Missões temos grande apoio do prefeito e do secretário de Saúde, porque ambos são indígenas”, explica Tales Francisco.

A necessidade de formação dos técnicos e da capacitação dos AIS foi detectada pelos técnicos da Funasa e da UFMG. A Universidade é parceira da Fundação em um trabalho de promoção da saúde bucal no Estado.

À exemplo do que ocorre na aldeia Pataxó, também em Minas Gerais ,onde estão perto de serem sanados os problemas de saúde bucal, a UFMG está atuando, juntamente com a Funasa, no atendimento aos indígenas da aldeia Xacriabá. Além dos estudantes de odontologia, a universidade disponibiliza para a comunidade estudantes de medicina e enfermagem.

Por enquanto, os profissionais de saúde bucal estão atuando na adequação do meio. Ou seja, começam a tratar cáries e fazer uma espécie de levantamento para determinar a extensão do problema na comunidade. A partir daí, serão iniciados os tratamentos. Como a comunidade é grande o trabalho deverá ser mais prolongado do que o desenvolvido na aldeia Pataxó, onde vivem 270 indígenas. A expectativa é minorar as dificuldades com a ajuda dos AIS, agora capacitados, e dos técnicos em higiene dental que, em breve, irão atuar na aldeia.
Fonte: Funasa.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.