RMA ENCAMINHA MOÇÃO DE REPÚDIO À TIJUCO ALTO PARA MINISTRA MARINA SILVA E IBAMA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2006

22/06/2006 - Rede de ONGs da Mata Atlântica se reúne no final de maio em Ilhéus (BA) e aprova documento contra a construção da usina hidrelétrica de Tijuco Alto, no Vale do Ribeira. A entidade destaca os possíveis impactos socioambientais do empreendimento e pede ao governo federal que não autorize sua construção.

A Rede de Organizações Não-Governamentais da Mata Atlântica (RMA), em seu décimo encontro nacional, realizado no final de maio em Ilhéus, na Bahia, aprovou moção de repúdio à construção da hidrelétrica de Tijuco Alto, prevista para o rio Ribeira de Iguape, localizado na divisa entre São Paulo e Paraná.

A moção destaca alguns dos graves impactos do projeto, como o alagamento de dezenas de hectares de Mata Atlântica e de terras de agricultores familiares, quilombolas e comunidades ribeirinhas.

O documento foi encaminhado à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, com cópias para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marcus Barros, Luiz Felipe Kunz, diretor da Área de Licenciamento Ambiental do Ibama, Antônio Fernando Barros e Silva de Souza, Procurador-Geral da República e para a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.

O licenciamento ambiental da hidrelétrica de Tijuco Alto - uma das quatro barragens previstas para o rio Ribeira de Iguape - está em curso desde o ano passado, quando a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), entregou ao Ibama o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental do empreendimento.

Leia abaixo a moção na íntegra:

MOÇÃO DE REPÚDIO À CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM TIJUCO ALTO NO RIO RIBEIRA DE IGUAPE (PR e SP)

As Organizações filiadas à Rede de ONGs da Mata Atlântica, em seu X Encontro Nacional, ocorrido de 28 de Maio de 2006, em Ilhéus (BA), tendo em vista o pedido de licenciamento ambiental da Companhia Brasileira de Alumínio – CBA para a referida barragem e hidrelétrica e, considerando que:

A referida barragem alagará 51,8 QUILOMETROS QUADRADOS, sendo que 53% são de Mata Atlântica, muitas delas em Unidades de Conservação de Proteção Integral;

A referida barragem alagará terras da agricultura familiar, de quilombos e de pescadores ribeirinhos e, portanto haverá deslocamento forçado de centenas e milhares de famílias;

A barragem vai alagar algumas cavernas e alterar o regime hídrico de muitas outras;

A empresa já admitiu publicamente que não mais usará a energia gerada para a produção própria de alumínio, mas que a intenção é de lançar esta energia no mercado para sua própria acumulação de capital;

O processo de licenciamento desta e de outras três barragens se arrasta há quase 20 anos. O EIA/RIMA apresentado anos atrás pela empresa interessada foi indeferido pelo IBAMA, sendo que o novo EIA/RIMA não apresenta alterações significativas que justifiquem nova apreciação;

Ao contrário do que a empresa afirma, o nível de empregos fixos será insignificante, pois a contratação de mão-de-obra local é pequena, preferindo a empresa trazer os peões da construção de fora.

Solicitamos que o IBAMA leve em conta os imensos prejuízos sociais e ambientais da região afetada pela barragem e indefira o EIA/RIMA apresentado pela empresa interessada em definitivo, pondo fim as tentativas de barrar o último rio do Estado de São Paulo que ainda pode correr livremente no seu leito natural.
Rede de ONGs da Mata Atlântica – RMA

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.