DELL PROMETE COMPUTADORES ECOLOGICAMENTE CORRETOS, MAS USUÁRIOS QUEREM MAIS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2006

26-06-2006 - A Dell é a mais nova empresa a prometer remover os piores componentes químicos tóxicos de seus produtos, seguindo os passos de sua rival HP. As duas companhias foram pressionadas pelo Greenpeace para tornarem seus produtos ecologicamente corretos e ajudarem a atacar o crescente problema do lixo eletrônico tóxico. A Dell anunciou que tornará seus computadores mais “verdes” eliminando aos poucos, até 2009, o uso de dois principais grupos de químicos perigosos ao meio ambiente: os Retardadores de Chama Bromados (BFRs) e o plástico PVC (cloreto de polivinil).

HP, LGE, Nokia, Samsung, Sony e Sony Ericsson também já assumiram compromisso de eliminar, em um futuro próximo, o uso de alguns produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente. Entretanto, muitas outras empresas, como Acer, Apple, Fujitsu-Siemens, IBM, Lenovo, Panasonic, Siemens e Toshiba até agora não quiseram assumir tal compromisso. Recentemente, a Motorola quebrou sua promessa de cortar o uso desses produtos.

Apesar desses pequenos passos de algumas companhias na direção certa, é claro que usuários de produtos eletrônicos esperam mais. Durante uma pesquisa realizada pela Ipsos-MORI para o Greenpeace a maioria dos entrevistados em nove países disse que concordaria em pagar um pouco mais por um computador ecologicamente correto e que as empresas deveriam ser responsáveis pelo descarte do lixo químico de seus PCs.

Todos os anos, centenas de milhares de computadores velhos e celulares contendo produtos químicos tóxicos são jogados em lixões ou incinerados. Outros milhares são exportados, normalmente de forma ilegal, da Europa, Estados Unidos, Japão e outros países industrializados para a Ásia. Lá, trabalhadores de ferros-velhos, alguns deles crianças, são expostos a um coquetel de produtos químicos tóxicos. Este é o lado negro da tendência de produtos eletrônicos mais baratos e descartáveis.

Ao remover os produtos químicos tóxicos, as companhias tornam a reciclagem de seus produtos mais limpa e fácil. Empresas que assumem a responsabilidade por todo o ciclo de vida de seus produtos garantem que eles durem mais e causem menos poluição. A visão do Greenpeace da indústria é a que fabrica produtos limpos, sustentáveis, com maior durabilidade e que não contribuem para o crescimento da maré de produtos tóxicos, de vida curta, como os que estão sendo descartados na Ásia.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.