FUNDAÇÃO FLORESTAL VAI LANÇAR LIVRO SOBRE PRODUÇÃO DE MUDAS NO 20º ANIVERSÁRIO


Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2006

27/06/2006 - Um livro que ensina a produzir mudas de árvores nativas utilizadas para recuperar florestas será lançado no dia 3 de julho, às 15 horas, pela Fundação Florestal (FF), vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em evento no Auditório Augusto Ruschi, na Avenida Professor Frederico Hermann Jr, 345, Alto de Pinheiros, São Paulo.

O secretário Estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, vai abrir o evento em que também será comemorado o 20º aniversário da Fundação Florestal, criada em 1º de julho de 1986.

:: O livro

Elaborado por vários autores sob a coordenação da gerente de Desenvolvimento Florestal da FF, Claudette Marta Hahn, o livro "Recuperação florestal: da semente à muda" proporciona uma visão geral das fases de planejamento, implantação e operação dos viveiros florestais.

Segundo Claudette, foram enfocados todos os aspectos considerados imprescindíveis para ter sucesso na produção de mudas, desde a coleta e o beneficiamento das sementes até o controle de saída da produção, passando pela escolha das embalagens, tipos de substratos, estruturas de viveiros, semeadura, controle fitossanitário e muito mais. O leitor também terá acesso a uma tabela com informações sobre 150 espécies vegetais nativas utilizadas em projetos de recuperação florestal, incluindo época de coleta de sementes,

longevidade, condições de armazenamento, tempo de germinação e crescimento, etc. A publicação traz ainda uma ficha de controle da eficiência do viveiro e uma planilha eletrônica que calcula o custo de produção e indica o preço recomendado para venda das mudas, ambas disponíveis em meio digital.

Os demais autores do livro são os analistas de recursos ambientais da Fundação Florestal Cleide de Oliveira, Elisa Maria Amaral, Mario Sérgio Rodrigues e Paulo Valladares Soares, além da engª florestal Magali Ribeiro da Silva, que é professora da Unesp de Botucatu.

O projeto gráfico e a revisão ficaram a cargo do Centro de Editoração, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

:: A aniversariante

Desde que foi criada pela Lei Estadual 5.208, de 1º de julho de 1986, a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo já contribuiu para o plantio de milhares de árvores nativas, participando de diversos projetos de recuperação florestal.

Também realizou mais de 140 convênios com prefeituras, ONGs e universidades para produzir e distribuir mudas de espécies arbóreas. Além disso, é agente técnico responsável pela análise e acompanhamento de projetos de viveiros e recuperação de matas ciliares submetidos ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

O conhecimento adquirido e a experiência acumulada nessas ações têm sido registrados e disponibilizados ao público em livros, revistas, cartilhas e páginas eletrônicas.

Assim, antes da publicação que será lançada no dia 3, já haviam sido escritos o livro "Recuperação florestal: da muda à floresta", o "Roteiro para projetos de viveiros e recuperação florestal submetidos ao Fehidro" e dois manuais: "Revegetação de matas ciliares" e "Produção de mudas em viveiros florestais".

Também foram publicadas 17 edições da revista Florestar Estatístico, especializada na divulgação de dados econômicos e socioambientais do setor florestal. Na Internet, a página www.fflorestal.sp.gov.br traz informações úteis, como endereços de 80 viveiros instalados no Estado e fornecedores de sementes de espécies nativas.

Na área de desenvolvimento sustentável, a Fundação Florestal tem se destacado no apoio ao planejamento e à gestão de projetos voltados ao manejo de recursos naturais, com ênfase no ecoturismo, no repovoamento do palmiteiro juçara, no manejo de plantas medicinais nativas e no ordenamento da exploração de recursos costeiros.

Contribui ainda com a proteção da biodiversidade, preservando no Parque Estadual Intervales um dos mais importantes remanescentes de Mata Atlântica do País, que abriga inúmeras espécies ameaçadas de extinção. Um dos pioneiros na implantação da visitação ordenada e controlada no Estado, o parque administrado pela Fundação Florestal, consolidou-se como referência na área de ecoturismo.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Eduardo Pereira Lustosa)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.