SÃO LEOPOLDO (RS) TERÁ PRIMEIRA OBRA PÚBLICA COM 100% DE MADEIRA CERTIFICADA DO PAÍS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2006

28.06.2006 - São Leopoldo - A prefeitura e a Câmara de Vereadores de São Leopoldo (RS) aprovaram, no final da semana passada, a construção da primeira obra pública utilizando apenas madeira certificada do País. Será uma casa que servirá de Centro de Informações Turísticas do Marco Zero da Rota Romântica gaúcha. A construção deve utilizar madeira certificada em sua estrutura, acabamento e mobiliário.

A iniciativa surgiu após o município de São Leopoldo ter assinado o termo de compromisso com o programa Cidade Amiga da Amazônia, do Greenpeace. O principal objetivo do programa é incentivar prefeituras a adotarem leis locais que evitem o consumo de madeira criminosa nas compras e licitações públicas. São Leopoldo aderiu ao Cidade Amiga da Amazônia em dezembro de 2005.

“Construir o marco zero com madeira certificada mostra que o compromisso de São Leopoldo com o futuro da Amazônia está sendo colocado em prática”, afirma Rebeca Lerer, coordenadora do programa do Greenpeace. “Ao consumir madeira certificada, a prefeitura está agindo para deter o desmatamento e apoiando empresários comprometidos com o desenvolvimento sustentável da região amazônica. Essa obra será um marco na luta contra a extração ilegal de madeira”.

A certificação florestal FSC (sigla em inglês para Conselho de Manejo Florestal) é independente, incorpora de maneira equilibrada interesses de grupos sociais, ambientais e econômicos e adota critérios aceitos internacionalmente. O selo FSC oferece ao consumidor a melhor garantia de que a atividade madeireira ocorre de maneira legal e não acarreta a destruição das florestas primárias como a Amazônia.

Ainda como parte do Cidade Amiga da Amazônia, a prefeitura de São Leopoldo criou um Grupo de Trabalho no executivo municipal para elaborar a política de compras responsáveis de madeira. O Grupo tem a participação do Greenpeace e da ONG local UPAN (União Protetora do Ambiente Natural), parceira do programa na cidade, e já realizou diversas reuniões. O próximo passo do GT é enviar um projeto de lei à Câmara de Vereadores estabelecendo regras para todas as compras de madeira da prefeitura.

Entre 60% e 80% de toda madeira extraída da Amazônia têm origem ilegal e mais de 64% são consumidos pelo mercado brasileiro. Em média, um campo de futebol é desmatado a cada oito segundos na Amazônia.

No Rio Grande do Sul, além de São Leopoldo e da capital Porto Alegre, os municípios de Santa Maria, Rio Grande e Cachoeirinha já se comprometeram com o programa. Atualmente, o Cidade Amiga da Amazônia está em andamento em um total de 35 prefeituras brasileiras, incluindo São Paulo, Salvador e Manaus, e no governo do Estado de São Paulo.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.