MARINA SILVA DIZ A EUROPEUS QUE CAPACIDADE DE RECICLAR PNEUS USADOS ESTÁ SOBRECARREGADA


Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

5 de Julho de 2006 - Yara Aquino - Brasília – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva discursa durante assinatura da portaria de cooperação criando a comissão interministerial para inclusão da agroecologia no sistema educacional. Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Mariana Silva, enviou uma carta aos ministros de meio ambiente de países europeus para esclarecer a posição do Brasil quanto à proibição de importação de pneus usados. A carta foi enviada por ocasião da viagem da ministra a Genebra, Suíça, hoje (5), para reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC) solicitada pela Comunidade Européia para analisar a proibição.

A Comunidade alega que o Brasil barra a entrada dos pneus por razões comerciais. Na carta, a ministra afirma que o motivo se baseia em aspectos ambientais e de saúde pública. "A capacidade nacional de dar um destino adequado a esse tipo de resíduo ficaria ainda mais sobrecarregada, trazendo impactos adicionais ao meio ambiente e à saúde da população", registra na carta.
O documento diz que o Brasil age de acordo com regulamentos nacionais e compromissos multilaterais que tratam do assunto como a Declaração do Rio de Janeiro, adotada em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Ela cita ainda a Convenção de Basiléia, que trata de resíduos perigosos, e a Convenção de Estocolmo que exige ações para proteger o meio ambiente contra o risco de contaminação dos países signatários.
A União Européia deposita 80 milhões de pneus por ano em aterros. No mês passado, uma resolução proibiu a prática. "A alternativa é enviar esse lixo para países em desenvolvimento e por isso querem que o Brasil autorize a entrada" afirmou o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone, ontem (4), em entrevista à Agência Brasil.
No painel que discute o tema até sexta-feira (7), a delegação brasileira defenderá a posição do país com representantes dos ministérios de Relações Exteriores, da Saúde, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Meio Ambiente e da Casa Civil.

A delegação discute a questão no momento em que uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou um substitutivo ao projeto de lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos que permite a importação de materiais reciclados, inclusive pneus usados. O projeto segue agora para votação no plenário da casa e é criticado pelo Ministério do Meio Ambiente.
Foto: Gervásio Baptista/Abr

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Assessoria de imprensa
Fotos: Gervásio Baptista/Abr

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.