SEMA-RS PROMOVE DEBATES, SEMINÁRIOS, CURSOS EVENTOS E CAMPANHA

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Julho de 2006

Secretário Dilda trata sobre a criação da APA do Rio das Antas

(05/07/2006) - O Secretário Estadual do Meio Ambiente, Claudio Dilda, esteve reunido, nesta quarta-feira (05.07), com a Coordenação do Comitê de Gerenciamento da Bacia de Taquari/ Antas. Estiveram presentes o Presidente do Comitê, Antônio Fillipini e assistentes técnicos, além do Reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Isidoro Zorzi.

O objetivo desta reunião foi de tratar da criação da APA (Área de Proteção Ambiental) do Rio das Antas. Essa é uma antiga reivindicação da região.

Conforme o Secretário Dilda, foi montado um grupo de trabalho, que terá um prazo de 60 dias, para buscarem informações necessárias, com objetivo de elaborar uma minuta do decreto para criação da APA.

Todo esse processo esta sendo realizado em conjunto entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), através do Departamento de Áreas e Florestas Protegidas (DEFAP), Fundação Zoobotânica e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Seminário vai avaliar e discutir Danos Ambientais

(03/07/2006) - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente promove seu 3º Seminário sobre Danos Ambientais: Avaliação, Metodologia e Recuperação, nos dias 12 e 13 de Julho, no Recanto Medianeira, Rua Irmãos Marista, nº94, Veranópolis. O secretário estadual do Meio Ambiente, Claudio Dilda, fará a abertura do evento no dia 12 às 14:00 horas.

Serão mediadores João Paulo Steigleder, Dra. Sílvia Capelli e Dra. Annelise Monteiro Steigleder, tratando basicamente de dano ambiental, valoração econômica e questões decorrentes do assunto.

O seminário tem como público os agentes florestais, técnicos das regionais do interior, dirigentes das divisões técnicas, técnicos das prefeituras habilitadas e as divisões de setores ambientais do Ministério Público e de Assessoramento Técnico.

Delta promove curso de Educação Ambiental

(05/07/2006) - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio do Parque Estadual Delta do Jacuí, promove curso de educação ambiental para professores. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas até sexta-feira (07) através do telefone (51) 3203-1122. O número de vagas é limitado.

As atividades serão na sede administrativa do Parque do Delta, localizada na Ilha da Pintada. Os encontros do curso de “Formação de Professores Multiplicadores de Ações de Educação Ambiental” iniciam no dia 11 de julho e terminam no dia 7 de novembro, ocorrendo sempre na segunda terça-feira do mês, totalizando cinco encontros. No final, será fornecido certificado de participação para os professores.

Sema debate a implantação do Comitê Estadual de PmaisL

(05/07/2006) - O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, realizou, no mês de julho, na Fiergs, um Seminário de Sensibilização e a criação do Fórum Estadual de Produção Mais Limpa (PmaisL).

Desta maneira, se pretende difundir a preservação como instrumento de proteção ambiental e estimular o uso de ações PmaisL, melhorando a eficiência dos processos e reduzindo os riscos ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores.

Conforme o Secretário da Sema, Claudio Dilda, na medida que o Estado apoia iniciativas nesse sentido, esta apontando para direção de um Programa Estadual de Tecnologias mais Limpa. “Com objetivo de implantar o Comitê Estadual de PmaisL, ficou estabelecido, nesse evento, que seriam realizadas quatro reuniões, organizadas pela Sema, onde estariam presentes diversos segmentos envolvidos no assunto”, informou Dilda.

Sendo assim, duas reuniões já foram realizadas, a primeira aconteceu no último dia 28 de junho e a outra nesta quarta-feira (05.07), no Espaço Verde, da Sema.
Claudio Dilda, destacou que a mobilização da sociedade, através dessas reuniões, com coordenação da Sema, está criando um espaço de relacionamento entre os processos produtivos privados e os órgãos reguladores de governo de forma que as experiências de sucessos em PmaisL, passam a ser contemplados na elaboração de políticas públicas na área ambiental.

Secretário Dilda participou do evento sobre o “Uso da Àgua na Agricultura”.

(03/07/2006) - O Governo do Estado, através do Secretário Estadual do Meio Ambiente (Sema), Claudio Dilda, participou, nesta segunda-feira, do Seminário “O Uso da Àgua na Agricultura”, promovido pela Farsul, no auditório da entidade. Na abertura do evento estiveram presentes, além do Secretário Dilda, o Deputado Estadual, Frederico Antunes, o Procurador de Justiça, Roberto Bandeira Pereira, o Vice-Presidente da Farsul, Gedeão Silveira Pereira, entre outras autoridades e representantes de diversas entidades envolvidas no assunto.

Conforme Claudio Dilda, a importância deste evento é a constatação que todos estamos chegando num ponto de maturidade com equilíbrio e corresponsabilidade, onde constatamos que não adianta apenas as políticas públicas serem eficazes, se não houver comprometimento e conscientização. “A variável ambiental deixa de ser um movimento romântico e sim um assunto de grande preocupação pelo ambiente que se vive”, destacou o Secretário da Sema.

Dilda salientou, ainda, que a água é um bem finito e seu uso não pode estar a vontade das pessoas, deve ser controlado para que todos possam ter o direito de usufruir. “Discutir, avaliar e analisar sobre as questões que envolvem a contaminação, o desperdício e a falta de àgua é um dever de todos, pois somos cumprissses e devemos potencializar os resultados, envolvendo desde o produtor ao fiscalizador para termos um ambiente melhor “, observou o Secretário.

Os principais assuntos abordados durante o evento foram: Os aspectos jurídicos do uso da água na agricultura; O mau uso da água: Causas, consequências e alternativas; e A otimização dos recursos ambientais e seus resultado.

Sema e RGE fazem parceria para a Campanha das Árvores Nobres

(06/07/2006) - O Secretário Estadual do Meio Ambiente, Claudio Dilda, recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira (06.07), o Coordenador Regional do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (DEFAP) de Nova Prata, Carlos Costela e o Engenheiro Florestal do Departamento de Engenharia e Construções da Empresa Rio Grande Energia (RGE), Alexandre Bordin. O encontro teve como objetivo elaborar um projeto e definir a melhor data para realização do lançamento da Campanha Árvores Nobres.

Segundo o Secretário Dilda, na reunião ficou definiu que no próximo dia 21 de Setembro serão realizadas diversas atividades com o intuito de proporcionar melhoria ambiental com o plantio em diversos municípios, fornecer conhecimento à sociedade sobre árvores nobres e estimular o plantio para possível aproveitamento da madeira no futuro. A cidade que será realizado o evento ainda não foi definida.

Conforme Costela, apesar de haver diversidade dessas espécies nobres no Estado, elas são encontradas em quantidades reduzidas, devido à exploração abusiva, desde a época da colonização. “As espécies mais conhecidas de árvores nobres são: Caroba, Cedro, Grápia, Ipê Roxo, Canjerana e Louro, mas, nesta próxima campanha, vamos destacar outras espécies, que, também, estão sofrendo exploração,” destacou Carlos Costela.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.