PRÊMIO NOBEL DA PAZ DESTACA IMPORTÂNCIA DE FLORESTAS NO CONTROLE DO AQUECIMENTO GLOBAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

13 de Julho de 2006 - Salvador - “A Amazônia e a floresta do Congo são os dois ecossistemas mais importantes do mundo, quando pensamos no controle do aquecimento global”, afirmou hoje a ambientalista queniana Wangari Maathai, de 64 anos, a primeira mulher africana a receber o Prêmio Nobel da Paz, em 2004. Ela se destaca pela militância pacífica para a recuperação ambiental das florestas de seu continente e é uma das participantes da 2ª Conferência dos Intelectuais da África e da Diáspora (Ciad).

Maathai contou que esteve no Brasil, pela primeira vez, em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, no Rio de Janeiro. "Não estive na Amazônia, mas tenho conhecimento dos mecanismos de proteção da floresta. Na verdade, estou sempre falando da proteção da Amazônia e da floresta do Congo", afirmou.

Com o objetivo de replantar as florestas do entorno de comunidades rurais no Quênia, ela fundou em 1977 o Movimento Cinturão Verde (www.greenbeltmovement.org). O grupo defende que cada pessoa deveria plantar pelo menos 10 árvores na vida, como forma de diminuir o impacto ecológico causado pelo homem. E desde a fundação, já foram plantadas mais de 30 milhões de árvores na África.

O movimento também dá especial atenção à condição das mulheres africanas, defendendo causas como o planejamento familiar, a nutrição e a luta contra a corrupção. O projeto já ultrapassou as fronteiras da África e hoje recebe financiamento de várias organizações internacionais, como o Banco Mundial. "As pessoas que se sentem excluídas, excluídas da grande sociedade, ficam com raiva, frustradas. E muitas vezes elas podem reagir de maneira a causar conflitos na sociedade. Essa conexão é extremamente importante e o projeto tenta mostrar essa ligação", explicou.

Segundo Maathai, trata-se também de um trabalho educacional, que ensina a preservar os recursos naturais de forma sustentável e dividi-los igualitariamente, evitando o surgimento de conflitos na sociedade. “Se você olhar o mundo hoje e olhar para os muitos conflitos no mundo que temos hoje, não há exceção: estão todos baseado na falta de escrúpulos em explorar os recursos naturais e controlar esses recursos”, afirmou.

Atualmente, Wangari Maathai trabalha no Ministério do Meio Ambiente do Quênia. Ela é também a primeira mulher de seu país a ter obtido o título de doutora em Ciências Biológicas, no Mount St. Scholastica College, nos Estados Unidos.
Irene Lôbo

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.