PRONCOVE É RESPONSÁVEL POR ECONOMIA DE US$ 1,32 BILHÃO EM GASTOS COM SAÚDE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

Brasília (11/07/06) – Em coletiva realizada hoje, às 11 horas, com a imprensa, o Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Victor Zular Zveibil e o Presidente do Ibama Marcus Barros foram unânimes em destacar a economia da ordem de US$ 1,32 bilhões em gastos com saúde pública e a redução expressiva de 15 mil mortes provocadas por doenças cardiovasculares e pulmonares fruto da poluição veicular na Região Metropolitana da Grande São Paulo.

“Esse é o fruto da interação e esforço coletivo da iniciativa pública com a privada, que se reflete no que há de mais precioso, que é a saúde, e conseqüentemente a vida, do homem. Sabemos que a mortalidade é multifatorial, mas eliminando uma variável, que é a poluição do ar provocada pelos veículos, já verificamos que o resultado alcançado pelo Proconve é muito expressivo. Isso tudo apesar do crescimento da frota, apesar de não termos em todos os Estados brasileiros a implementação da Inspeção e Manutenção Preventiva (I/M)”, afirmou Barros.

Segundo Barros poucos programas cresceram e alcançaram resultados tão expressivos. “Mas, fazendo um paradoxo com a Copa 2006, não sejamos pentacampeões antes da hora. É preciso que permaneçamos atentos a esse controle, pois a frota permanecerá crescendo e se não cuidarmos para manter os limites de emissão, e até mesmo a qualidade do combustível, essa curva tende a crescer. E crescendo, isso significará mais mortalidade novamente”, alertou Barros.

Segundo Barros é importante que as empresas do setor automotivo busquem competitividade, investindo em tecnologia, mas levando em consideração a qualidade do ar respirado. “Este é um programa de longa duração, enquanto durar o desenvolvimento e, com ele, a poluição ambiental. Mas o mais importante é a participação popular, pois se não houver a vontade pessoal de cada cidadão, de fazer a sua parte para a redução do nível de emissões, todo esse esforço se perde no caminho”, alertou Barros.

Segundo o presidente, o trabalho do Ibama começa já desde o projeto do veículo em fábrica. “Nosso trabalho de vigília para manter a qualidade do ar começa na fabricação do veículo, cujo projeto tem que passar pela aprovação do Proconve. Mas isso tem que ter continuidade depois, no dia a dia da vida do veículo, que saiu da fábrica em conformidade com os padrões exigidos pelo Ibama. Este é um programa que merece ser comemorado no Brasil, como poucos programas. Mas cada cidadão tem sua parcela de contribuição para o Proconve, realizando a inspeção e manutenção do seu veículo”, destacou Barros.

Além da implementação do I/M em todos os estados brasileiros, e não penas no Estado do Rio de Janeiro, o Congresso ainda tem que votar o Projeto de Lei (PL) 5.979/2001, que fixará normas para a implementação do I/M em todo o País e as competências que caberão à União e aos Estados.
Sandra Tavares

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

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