TÉCNICOS DO IBAMA E DEAGRO ORIENTAM SOBRE CONTROLE E PREVENÇÃO DO CARAMUJO-GIGANTE-AFRICANO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

Aracaju (11/07/06) – O Ibama realizou sexta–feira (07) no município de Salgado, mais uma Oficina de Capacitação para o controle do caramujo-gigante-africano (Achatina fulica), espécie exótica, invasora e nociva, nativa da África, que vem causando prejuízos às culturas agrícolas, à saúde humana – como potencial transmissor de doenças parasitárias – e ao meio ambiente.

A oficina contou com a participação do Secretário de Saúde Luciano Ribeiro Júnior, Secretário de Agricultura Rosivaldo A. dos Santos e do Secretário de Obras Osvaldo Araújo de Souza da Prefeitura Municipal de Salgado, representante da Emdagro - órgão encarregado pela extensão rural no estado, professores, enfermeiras, agentes de saúde, agentes de endemias, agentes comunitários e servidores da limpeza urbana.

As atividades da Oficina foram conduzidas pela responsável pelo Núcleo de Fauna do Ibama/SE, a bióloga Gláucia Maria Lima Bispo e pelo Coordenador de Educação Ambiental da Administração Estadual do Meio Ambiente – Adema, professor e biólogo Nabucodonosor Teixeira Bonfim que orientaram sobre os procedimentos de captura do caramujo, sua destinação e prevenção.

As próximas Oficinas de Capacitação serão realizadas no dia 21 no município de Neópolis, e no dia 25 em Lagarto. Outras oficinas já foram realizadas atendendo um calendário de solicitação das prefeituras, como aconteceu nos municípios de Siriri, Estância Boquim e Salgado

Estas oficinas são a implementação das decisões tomadas por uma comissão multiinstitucional em reunião realizada ano passado pelo Ministério Público Federal em Sergipe, por meio de sua articuladora, a procuradora Gicelma Santos do Nascimento. Fazem parte da comissão o Ministério Público Federal e Estadual, Ibama/SE, Superintendência Federal de Agricultura/SE, Vigilância Sanitária Estadual, Secretaria de Estado de Educação e Eemdagro

Segundo Gláucia Bispo, do Ibama, as pessoas precisam ser informadas sobre o caramujo–gigante-africano para que providencias sejam tomadas o mais breve possível. Ela também informou que os órgãos federal e estadual estão trabalhando juntos para dar suporte técnico aos municípios para o controle e extermínio dessa espécie no Estado.

Espécie Exótica Invasora

O caramujo–gigante–africano foi introduzido ilegalmente no Brasil na década de 80, no estado do Paraná, como uma alternativa para a criação do escargot, iguaria muito apreciada da cozinha francesa. A falta de controle e o abandono do molusco, por parte de criadores, contribuíram para a proliferação da espécie que já atingiu 23 estados brasileiros.

Infestado em diversos países, apenas os E.U.A conseguiu exterminar a espécie no país, sendo desconhecido até o momento seu predador. É um molusco resistente ao frio e hiberna a temperaturas baixas de 10°c na seca e ao sol intenso. São encontrados em bordas de matas, margens de brejos, capoeiras, hortas, pomares, plantações, terrenos abandonados e quintais. São herbívoros, isto é, se alimentam de frutos, folhas e flores e tem como hospedeiro o rato.
Marilene Silvestre

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.