BOTÂNICOS DEBATEM CRIAÇÃO DE UM CHECKLIST DA FLORA DO BRASIL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

20/07/2006 - Os mais recentes avanços científicos e tecnológicos em botânica e o emprego de novas tecnologias de informação e comunicação na produção de checklists e floras estão sendo discutidos no Workshop “Revisão da Flora Brasileira: oportunidades e desafios”, simpósio que ocorre paralelamente à 58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), em Florianópolis (SC). O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, está representado na discussão pelo pesquisador Carlos Francisco, curador do Herbário do Inpa.

“Trata-se de um evento muito importante para o Inpa e para o Brasil por reunir especialistas do mundo inteiro, que vão discutir as possibilidades de uso de novas ferramentas em ambientes colaborativos de forma a contribuir para a produção de um checklist das plantas do Brasil e do mundo”, afirmou Chicon, acrescentando que a implementação de um projeto desse porte exige uma colaboração entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros e uma integração de bancos de dados já existentes. “Nós vamos discutir também o nosso papel no cenário nacional e a interação com o cenário internacional”, complementou.

Serão também apresentados e discutidos tópicos sobre a necessidade de checklist das plantas brasileiras, quais os dados já disponíveis sobre a flora do Brasil e quais as ferramentas necessárias para produzir o checklist no País. “Portanto, o evento é crítico para que o Brasil possa assumir um papel de liderança no inventário da sua própria flora, especialmente nas taxa onde o nosso país tem liderança reconhecida”, diz Chicon. Dentre os especialistas internacionais estão Peter Raven, do Missouri Botanical Garden e consagrado autor de publicações botânicas como o livro Biology of Plants (Biologia Vegetal), Kim Tripp, do New York Botanical Garden e Odile Poncy, de Paris.

O processo de produção de floras no País vem sendo coordenado há muitos anos pela Sociedade Botânica do Brasil (SBB). Como resultado desse esforço organizado têm-se também várias iniciativas estaduais que certamente contribuem para o processo de revisão da Flora do Brasil. Atualmente, dispõem-se de ferramentas e infra-estrutura de comunicação adequadas para um trabalho integrado e interativo. O workshop, que iniciou-se ontem (19) e termina sexta-feira (21), conta com o patrocínio do Ministério da Ciência de Tecnologia (MCT), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapes), da Natura Cosméticos e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Grace Soares - Assessoria de Comunicação do INPA

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.