IBAMA APREENDE BARCOS E PESCADO EM MARACÁ-JIPIOCA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

Macapá (17/07/06) - Em uma operação rotineira de fiscalização, Ibama e parceiros realizaram a apreensão de quatro embarcações na área da Estação Ecológica (ESEC) de Maracá-Jipioca, no município de Amapá (AP). Batizada de “Feliz aniversário”, a ação ocorreu no período de 23 a 26 de junho e foi executada pela equipe gestora da unidade de conservação, em parceria com policiais dos Batalhões Ambiental e de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar, com recursos do acordo estabelecido entre o Ibama/AP e organização ambientalista Conservação Internacional (CI-Brasil), sob a interveniência da FIDESA. Em vigor desde agosto do ano passado, o acordo disponibilizou recursos para infra-estrutura e atividades desenvolvidas pelo Ibama na área protegida, como ações de controle e fiscalização, e pesquisa científica, entre outras.

Os barcos “Linhares”, “Valente”, “Jean Patrick III” e “Comandante Patrício”, oriundos do município de Vigia (PA), foram apreendidos por estarem infringido o artigo 19 do Decreto nº 3.179/99, que proíbe a pesca em lugares interditados por órgão competente, caso da ESEC Maracá-Jipioca, unidade de conservação de proteção integral. De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), as estações ecológicas têm como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas, sendo permitida a visitação pública com objetivos educacionais e que estejam de acordo com o plano de manejo da unidade.

A equipe apreendeu ainda nove mil braças de rede e petrechos de pesca, e quatro toneladas de pescado das espécies gurijuba, bagre e pescada, lavrando Autos de Infração no valor de R$ 100 mil. A maior parte do pescado foi doada para instituições beneficentes locais, como a unidade hospitalar, Secretaria de Promoção Social, Centro de Custódia, Batalhão da Polícia Militar e parte foi distribuído para comunitários da Associação de Moradores do Assentamento Cruzeiro, localizado à uma hora de distância da cidade do Amapá. Cerca de 500 quilos foram doados para instituições beneficentes em Macapá e Santana, como o Abrigo São José e a Casa da Hospitalidade, entre outras.

A operação contou com o apoio do Departamento da Polícia Federal e da Delegacia da Capitânia dos Portos, em Santana, onde estão sendo mantidos os barcos e equipamentos apreendidos.
Patrícia Sullivan

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.