SEMA-GO INTENSIFICA AÇÕES PARA PREVENIR INCÊNDIOS A PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Goiânia (GO) – Brasil
Julho de 2006

Agência intensifica ações para prevenir incêndios em áreas de preservação

18/07/2006 - Reduzir os focos de incêndios nas Unidades de Conservação, divulgar as leis e normas sobre o uso do fogo para produtores rurais e a população em geral, além de prevenir e monitorar as queimadas e incêndios florestais. Esses são alguns dos objetivos do Projeto Corta Fogo, da Agência Ambiental, que é executado em parceria com o Ibama, Semarh, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Batalhão Ambiental.

A gerente de Projeto Corta Fogo, Míriam Jacinto do Egito, diz que durante todo o ano é feito um trabalho de esclarecimento e educação junto à comunidade, com o intuito de quando chegar a época da seca, reduzir ao máximo, a ocorrência de incêndios em parques e unidades de conservação estaduais.

Para que o trabalho tenha êxito, explica Míriam, são criadas também, Brigadas de Combate a Incêndios nos municípios. Essas brigadas são compostas por pessoas da própria comunidade, voluntárias, além de proprietários rurais que têm em comum, o desejo de evitar os incêndios nas reservas naturais na temporada de estiagem. Além do trabalho educativo e preventivo, também são aplicadas multas, quando se consegue identificar a autoria criminosa do incêndio florestal. Essas ações, esclarece a gerente do projeto, estão ajudando a reduzir o índice de incêndio nas reservas naturais do estado de Goiás.

Atualmente o Projeto Corta Fogo monitora os Parques Telma Ortegal, Altamiro de Moura Pacheco, da Serra de Caldas Novas, da Mata Atlântica, Ecológico da Serra de Jaraguá, dos Pirineus, de Paraúna, da Serra Dourada, de Terra Ronca e de São Miguel do Araguaia.

A comunidade também pode colaborar, denunciando focos de incêndio no disque-denúncia da Agência Ambiental: 3265 1393

Educação Ambiental já atuou em 35 acampamentos

19/07/2006 - Os educadores ambientais da AGMA estão no Araguaia desde a última sexta feira e, em menos de uma semana, já visitaram 35 acampamentos na região próxima a Aruanã e Aragarças, dois pólos turísticos da temporada de férias. Ao todo já atuaram junto a mais de 5 mil turistas.

Ao visitarem os acampamentos, eles fiscalizam as condições do local para saber se as regras exigidas estão sendo cumpridas. Por exemplo: é feita a conferência do material usado para construir o acampamento, uma vez que é proibido o uso de madeiras do cerrado e de cimento nas praias.

Só é permitido construir acampamento com material industrializado, que deve ser retirado do local quando o mesmo fechar suas atividades na temporada. Os educadores ambientais também checaram, as condições das cozinhas e dos banheiros nas praias.
A equipe da Agência recomenda que sejam feitas fossas sépticas separadas para o esgoto da pia e do banheiro. Os turistas também estão preenchendo um questionário com perguntas sobre as condições do acampamento, sobre a qualidade da água do rio, se o Araguaia comporta a quantidade de turistas e sobre o que os visitantes podem fazer para ajudar a preservar o manancial.

A equipe de educação ambiental também está distribuindo material educativo junto ao público infantil, com o objetivo de despertar a consciência da garotada para a importância de preservar o rio.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Goiás (www.agenciaambiental.go.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.