ASSINADO ACORDO DE COOPERAÇÃO PARA O PARNA SERRA DE ITABAIANA, EM SERGIPE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

Aracaju (26/07/06) – O Superintendente substituto do Ibama/SE, Manoel Rezende Neto, assinou ontem em solenidade ocorrida na Superintendência Regional do Incra/SE, o Acordo de Cooperação Técnica entre Ibama e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O objetivo é estabelecer um regime de cooperação com a finalidade de regularização fundiária das propriedades e ocupações existentes nos limites do Parque Nacional (Parna) Serra de Itabaiana.

A partir da assinatura do acordo de cooperação técnica, caberá ao Ibama exercer as ações para regularização fundiária do Parna Serra de Itabaiana, disponibilizando uma equipe técnica para implementação das ações necessárias para instrução de processos com vistas à regularização do Parna, bem como prestar apoio logístico para realização dos trabalhos de campo com os equipamentos necessários ao cumprimento do presente instrumento.

O Ibama também manterá a interlocução com os proprietários dos imóveis a serem regularizados, informando-os sobre os procedimentos administrativos visando a regularização fundiária das propriedades inseridas na área do parque e a constituição de processos administrativos individuais para regularização dos imóveis inseridos na área, conforme diretrizes estabelecidas na Instrução Normativa do Ibama 09.

Ao Incra cabe colaborar na realização do Cadastro Fundiário dos imóveis inseridos na área de domínio do parque, auxiliando o Ibama/SE no levantamento cartorial e na elaboração da cadeia dominial sucessória dos imóveis objetos de regularização fundiária, bem como co-participar na realização de vistorias e avaliações dos imóveis objeto de desapropriação, auxiliando o Ibama quando da realização do georeferenciamento dos imóveis a serem indenizados por meio do monitoramento e fiscalização das atividades.

A solenidade de assinatura contou com a presença do Presidente do Incra Rolf Hackbart, do superintendente Regional do Incra Carlos Antônio de Siqueira Fontenele, da Coordenadora das Operações Coletivas da Superintendência Nacional de Habitação da Caixa Econômica Federal (CEF) Maria Lindalva Paula de Oliveira, do Superintendente Regional da CEF Anito Brito Filho, do Presidente da Codevasf Luiz Carlos de Farias e do Secretário de Desenvolvimento Territorial (SDT) Humberto de Oliveira que vieram para assinatura de outros acordos, como o de cooperação agrícola do assentamento Jacaré-Curituba.
Marilene Silvestre

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.