BIOENERGIA: CIENTISTAS SUL-COREANOS QUEREM TECNOLOGIA DA EMBRAPA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

(26/07/2006) - Mais um tema nas negociações da área internacional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) desperta interesse e pauta encontro entre pesquisadores brasileiros e sul-coreanos. É a bioenergia que, nesta quarta-feira (26), motivou uma reunião entre representantes da Agência de Desenvolvimento Rural (RDA) da República da Coréia, e da Coordenadoria de Cooperação Internacional (CCI) da Embrapa, em Brasília.

Três meses depois de o diretor-presidente da Empresa, Silvio Crestana, anunciar a instalação da Embrapa Agroenergia, um grupo de três executivos do RDA adianta o interesse em conhecer as alternativas bioenergéticas que a instituição brasileira pode oferecer àquele país. O coordenador da CCI, Sotto Pacheco Costa adianta que, provavelmente, derivados de oleaginosas estejam entre as prioridades do RDA. Tanto que um dos executivos da instituição sul-coreana, Kyeong-Seok Oh, trata especificamente do tema bioenergia.

Os cientistas do RDA também tomaram conhecimento de detalhes a respeito do Plano Nacional de Agroenergia, lançado no ano passado pelo MAPA e que estabelece cinco grandes grupos de cadeias produtivas (biogás, biodiesel, etanol e resíduos) e como a Embrapa está conduzindo as pesquisas neste segmento.

Arrroz nacional vai para Coréia - A reunião deste dia 26 de julho serviu para fortalecer as negociações na área de transferência de tecnologia e de cooperação internacional com a República da Coréia, que desde o ano passado é parceira da Embrapa em pesquisa agropecuária. Apesar da recente parceria, as duas instituições amadureceram as conversações a ponto de fecharem um memorando de entendimento para treinar técnicos de ambos os países e fazer intercâmbio de germolasma (em especial de arroz para terras altas, ou irrigado) e manejo de água. Nesse sentido, pelo menos três variedades orizícolas deverão ser enviadas para testes em estações experimentais sul-coreanas ainda nos próximos 30 dias. “ O material (sementes) já está na Embrapa Recursos Genéticos para procedimentos exigidos pela legislação e seguirá para Coréia de acordo com os procedimentos determinados pelo MAPA “, explica Sotto Pacheco.
Deva Rodrigues

 
 

Fonte: Ministério de Minas e Energia (www.mme.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.