CENSURA: GREENPEACE FRANÇA É OBRIGADO A TIRAR DO AR SITE COM INFORMAÇÕES SOBRE PLANTAÇÕES TRANSGÊNICAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Julho de 2006

27-07-2006 - Marmande (França) - Se você sobrevoar o sul da França talvez pense que seres extraterrestres desenharam um grande círculo em um campo de milho. Mas esses Ets não são de uma galáxia distante. Essa é uma plantação de milho transgênico da Monsanto – e que o governo francês disse que a população não tem o direito de saber. A corte francesa obrigou o Greenpeace França a retirar do ar um site mostrando a localização de campos comerciais de milho transgênico na França, apesar de uma lei da União Européia determinando que o governo divulgue esse tipo de informação.

Por isso, na manhã desta quinta-feira, ativistas do Greenpeace entraram em um campo de milho transgênico em Grezet Cavagnan, no sul da França e marcaram a lavoura com um enorme "X", denunciando o campo como área de contaminação transgênica. A área marcada é um dos campos de milho transgênico destacado no site censurado. “Como fomos proibidos de publicar esses mapas sobre o milho transgênico em nosso site, resolvemos ir até o campo e marcá-lo de verdade”, disse Arnaud Apoteker, do Greenpeace França. “Vamos continuar mostrando à população onde o milho transgênico é cultivado, até que o governo francês cumpra sua responsabilidade, publique um registro oficial das lavouras geneticamente modificadas e disponibilize esse registro para todo e qualquer cidadão”, complementou.

A legislação européia (Diretriz 2001/18) que trata de organismos geneticamente modificados determina que os estados membros da União Européia são obrigados a manter registros públicos a fim de informar os cidadãos sobre a localização dos campos transgênicos. Mas o governo francês ainda precisa transformar essa diretriz européia em lei nacional, para assim suprir seus cidadãos com essas informações vitais para evitar a contaminação de lavouras convencionais e orgânicas.

“Ao tornar pública a localização dos campos de milho geneticamente modificado, o Greenpeace está defendendo o direito de informação e de dizer não aos riscos ao meio ambiente e à saúde associados aos transgênicos”, disse Geert Ritsema do Greenpeace Internacional. “É absurdo que o sistema legal francês tenha impedido que o Greenpeace França forneça essas informações à população. De acordo com a legislação européia, essas informações deveriam ter sido publicadas pelo governo francês há muitos anos”, avaliou.

O Greenpeace vai continuar denunciando a localização das lavouras transgênicas e, devido à retirada forçada do site francês, os mapas de localização dessas lavouras estão disponíveis em www.greenpeace.org. O mapa também será distribuído em forma de email para milhões de pessoas em todo o mundo. A ação de hoje marca o início de uma campanha global para informar o público sobre os riscos do milho transgênico para o meio ambiente e a saúde humana.

A França não é o único país europeu onde o plantio de transgênicos acontece em segredo. Na Espanha, o governo até agora se recusa a publicar a localização das lavouras geneticamente modificadas. As dramáticas conseqüências dessa “política do silêncio” vieram à tona em abril passado, quando o Greenpeace publicou o relatório “Coexistência Impossível” , que mostra que cerca de 20% plantações convencionais e orgânicas investigadas foram contaminadas por transgênicos, sem o conhecimento dos agricultores e dos consumidores.

O Greenpeace faz campanha pela produção de alimentos livres de transgênicos e se baseia nos princípios da sustentabilidade, proteção da biodiversidade e da garantia de acesso a alimentos seguros e nutritivos para todas as pessoas. Os transgênicos são fruto de uma tecnologia desnecessária e indesejada, que contamina nosso meio ambiente, ameaça a biodiversidade e representa riscos inaceitáveis para a saúde.

 
 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.