CRIAÇÃO DE RESERVAS EXTRATIVISTA ENVOLVE DEMANDAS DAS PRÓPRIAS COMUNIDADES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

26 de Julho de 2006 - Brasília - O diretor de Desenvolvimento Socioambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Paulo Oliveira, disse hoje (26) que a iniciativa para a criação de reservas extrativistas parte sempre de comunidades tradicionais.

Ele explica que, inicialmente, a comunidade interessada encaminha ao Ibama um abaixo-assinado pedindo a criação da reserva. Depois, técnicos do órgão visitam a região para elaborar laudos ambiental, socioeconômico e fundiário, sempre em parceria com os representantes da comunidade.

A criação das reservas também envolve a realização de uma consulta pública. São ouvidos ainda órgãos como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Secretaria do Patrimônio da União. Após essas etapas, a reserva extrativista federal é criada por decreto presidencial.

Para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, as reservas extrativistas são uma prova de que é possível conciliar o uso sustentável dos recursos naturais e a preservação ambiental.

Segundo ela, as comunidades locais que vivem nessas reservas passaram a ser referência em relação à luta para a conservação da biodiversidade. “Tudo que mudou na Amazônia em termos da visão de desenvolvimento, de buscas por alternativas para promover o desenvolvimento que fizessem com que a floresta permanecesse em pé, da discussão sobre acesso a recursos genéticos, repartição de benefícios, autonomia das comunidades em relação aos seus conhecimentos tradicionais associados, tudo isso tem sido uma contribuição dessas comunidades".
Juliana Andrade

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.