IBAMA REALIZA CURSOS PELO BRASIL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

Curso “Resgate do Pinheiro Brasileiro” tem apoio do Ibama/RS

Porto Alegre (07/08/06) - Na última sexta-feira (4), a Superintendência do Ibama no Rio Grande do Sul apoiou a realização do curso “Resgate do Pinheiro Brasileiro”, no campus Carazinho da Universidade de Passo Fundo. Destinado aos professores de ensino fundamental de 20 municípios da região do Planalto Médio, o curso é promovido pelo Projeto Charão, fruto da parceria entre a ONG Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA) e o Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo e visa à conservação das florestas de araucárias.

O curso será realizado em três etapas dentro do projeto “Do pinheiro vem a pinha, da pinha vem o pinhão”. Nesta primeira fase, o curso enfoca o regate histórico, econômico, social e ambiental das florestas com araucárias. O analista ambiental Márcio Lucca, chefe do Escritório Regional do Ibama em Passo Fundo, foi um dos palestrantes convidados. Ele representou o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone, no evento e falou sobre “O poder público e a floresta de araucária”.

Segundo ele, a participação do Ibama se dá por meio do princípio da co-gestão ambiental, “pois para o ecossistema da araucária se faz necessário não só a preservação e conservação dos fragmentos de mata existentes, mas a recuperação de áreas que possam aumentar e conectar tais fragmentos. Processo que só é possível com a participação efetiva das comunidades rurais”, afirmou.

Na segunda etapa, que deverá ser desenvolvida em 2007, serão implantadas florestas demonstrativas em propriedades rurais e, na terceira e última etapa, em 2009, as florestas demonstrativas serão enriquecidas com árvores frutíferas nativas e de importância econômica, como o cedro e a erva-mate.

De acordo com a bióloga Viviane Telles Rodrigues, da ONG AMA, estas etapas permitirão a implementação da base para um modelo de desenvolvimento sustentável às famílias rurais e, ao mesmo tempo criarão ambientes de suporte para a fauna silvestre.

Participaram também o chefe da Floresta Nacional (Flona) de Passo Fundo, Remi Wairich e o chefe da Estação Ecológica (ESESC) de Aracuri, Alfredo de Oliveira. Eles falaram no painel “A proteção dos Ecossistemas com Florestas de Araucárias em Unidades de Conservação”. O curso é resultado de um convênio com o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e tem o apoio do Ibama/RS.
Maria Helena Firmbach Annes

Centro de Sensoriamento Remoto promove curso “Manguezal de A a Z”

Brasília (11/08/06) - O Centro de Sensoriamento Remoto (CSR) promove de 14 a 18 o curso “Manguezal de A a Z”, em continuidade às ações que visam a conservação do ecossistema manguezal. O curso tem como objetivo ampliar o conhecimento dos gestores ambientais sobre esse ecossistema, oferecendo ampla base teórica e os efeitos de fatores externos que tensionam o ecossistema, sejam eles naturais ou induzidos pelo homem. O curso fará referências a estudos de caso que tiveram a aplicação de sensoriamento remoto para diagnósticos ambientais.

Ministrarão os cursos, os professores Yara Schaeffer-Novelli, bióloga, livre docente pela USP com mais de 40 anos de experiência acadêmica na área ambiental; Dimas Dias-Brito, geólogo, livre docente pela UNESP, pesquisador com 30 anos de experiência na área de petróleo; e Marília Cunha-Lignon, bióloga, doutora pela USP, com mais de 10 anos de experiência na área de educação ambiental e no estudo de ecossistemas costeiros tropicais.

Representantes das Diretorias de Proteção Ambiental (Dipro), Fauna e Recursos Pesqueiros (Difap), Socioambiental (Disam) e de Licenciamento (Dilic), além de servidores do Ministério do Meio Ambiente, participarão do curso.
Estevão Vieira Tanajura Carvalho

Parque Nacional das Emas realiza Curso de Monitores

Goiânia (08/08/06) - Acontece dos dias 18 a 20 de agosto de 2006, o Módulo V do Curso de Formação de Monitores em Ecoturismo do Parque Nacional das Emas e Entorno, com o tema Reconhecimento do Potencial Turístico, História e Cultura de Chapadão do Céu-Go. com as seguintes abordagens: Visita técnica aos pontos turísticos; Ecoturismo em Chapadão do Céu; História, Cultura e Festas Tradicionais Locais (Festividade de aniversário de fundação da cidade).

O curso é uma realização do Núcleo de Educação do Parque Nacional das Emas e do Instituto Physis Cultura & Ambiente. Os instrutores deste módulo serão: Joenio Alves de Araújo - Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Chapadão do Céu e Dra. Maria Amélia Garcia Cunha - Psicóloga e Educadora.

As aulas acontecerão na Escola Municipal Flores do Cerrado- Chapadão do Céu, com uma carga horária de 20 horas e será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$25,00.

As inscrições poderão ser feitas no endereço eletrônico cursos_pne@yahoo.com.br. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (64) 3929-6000– Parque Nacional das Emas.

Ibama lança no domingo curso de monitores ambientais do Parque Nacional de Chapada das Mesas
São Luis (07/08/2006) - Será lançado no próximo domingo (13), às 19h, na AABB da cidade de Carolina, o Curso de Monitores Ambientais Locais, direcionado à formação de voluntários para atuarem no Parque Nacional de Chapada das Mesas. Na ocasião, estarão presentes autoridades locais e representantes do Ibama, do Ministério do Meio Ambiente e do SEBRAE, parceiros nesta iniciativa.

O módulo inicial do Curso de Monitores será ministrado na próxima semana, de segunda a quarta-feira, ao longo de todo o dia. As aulas nesse primeiro momento se concentrarão na fauna, flora e geografia regionais, e serão orientadas pelo membro do Centro de Trabalho Indígena (CTI), Emerson Guerra, e por três analistas ambientais do Ibama, Sérgio Lisboa, Leôncio Lima e Ana Rosa Marques, representando o Núcleo de Educação Ambiental. Os módulos serão realizados quinzenalmente, perfazendo um total de 130 horas. Esta primeira turma conta com aproximadamente cinqüenta alunos.

CONTROLE DE QUEIMADAS - A Gerência do Ibama em Imperatriz realiza hoje (7) e amanhã (8) uma reunião com os trabalhadores rurais da região de Carolina, mais precisamente aqueles que moram dentro e no entorno do Parque Nacional de Chapada das Mesas, criado em dezembro de 2005. O objetivo é discutir as queimadas, orientando sobre a normatização de seu uso e procurando estabelecer um calendário para a prática de queima controlada. Os encontros serão na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carolina, e contarão com a presença dos analistas ambientais do Ibama Lígia Tchaicka e Paulo Vinícius Marinho, além do colaborador Júlio Pinho.
Paulo Roberto Araujo

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.