PEC DO CERRADO É APROVADO NA COMISSÃO ESPECIAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

Goiânia (08/08/06) - Após 11 anos da propositura da PEC 115/95 – Projeto de Emenda Constitucional que dá status de Patrimônio Nacional ao Cerrado à Caatinga, foi aprovado, em 02/08/2006, pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados. A PEC segue agora para o plenário, onde precisará de dois quintos dos votos para continuar tramitando.

Portanto, as bancadas dos Estados do Centro-Oeste e de Minas Gerais, que concentram grande parte dos solos de Cerrado, e as do Nordeste, que absorvem a maior parte da Caatinga, precisam se unir em torno desse grande interesse comum, buscando assegurar o volume necessário de votos para que a proposta de emenda constitucional siga tramitando e seja, talvez no primeiro semestre do ano que vem, aprovada.

É preciso que todos aqueles que têm sensibilidade para com as questões ambientais se movimente no sentido de cobrar uma posição favorável dos parlamentares de seus Estados. Pois, quando a emenda entrar em vigor, permitirá criar regras de proteção para áreas de Cerrado e Caatinga fora de Unidades de Conservação. Regras semelhantes existem para a Amazônia, onde só é permitido desmatar 20% das propriedades.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.