MAPA IMPLANTA AÇÕES PARA ATENDER EXIGÊNCIAS DA UNIÃO EUROPÉIA NO CONTROLE DE RESÍDUOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

15/08/2006 - A partir da próxima segunda-feira, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) começa a coleta de amostras de produtos de origem animal para detectar os índices de resíduos de cem novos compostos de drogas veterinárias e contaminantes ambientais. A medida faz parte da adequação do Plano Nacional de Controle de Resíduos ao programa de monitoramento de resíduos para terceiros países da União Européia. Com isso, o Brasil poderá manter as exportações de commodities de origem animal, como carne bovina, aves, eqüinos e pescados e camarões, para aquele bloco econômico.

Recentemente, a União Européia aprovou o conjunto de ações encaminhado pelo Mapa para adequação do Plano Nacional de Controle de Resíduos. Na ocasião, a UE recomendou ao Mapa a adoção de ações adicionais para atender os requisitos do programa de monitoramento de resíduos do bloco econômico. Segundo o coordenador de Controle de Resíduos de Contaminantes da Secretariaria de Defesa Animal (SDA), Leandro Feijó, essas medidas serão implementadas até setembro. Entre elas, está a validação dos cem novos compostos de drogas veterinárias e contaminantes ambientais.

Ainda em setembro, uma missão brasileira visitará a representação da União Européia, em Bruxelas (Bélgica), para apresentar os resultados das ações adicionais de monitoramento de resíduos. Ela também detalhará as medidas tomadas pelo setor do mel para se adequar às exigências européias. O Mapa pedirá ainda a manutenção da habilitação para exportar carne suína ao bloco econômico. “A suinocultura já tem um programa de monitoramento de resíduos em andamento”, disse Feijó. O ministério, revelou, pretende iniciar a negociação com a UE para abertura das exportações de produtos suínos processados.

O coordenador de Controle de Resíduos de Contaminantes da SDA também esclareceu que o leite, as carnes de ovinos e caprinos e os ovos foram excluídos da lista de produtos brasileiros habilitados à exportação para o bloco econômico a pedido do próprio Mapa. Como o Brasil não exporta leite, ovos e carnes de ovinos e caprinos para aquele mercado, explicou Feijó, não havia motivo para mantê-los na relação. Assim que o monitoramento de resíduos nessas commodities estiver implementado, o Mapa pedirá a inclui-las na relação.

 
 

Fonte: Ministério da Agricultura (www.agricultura.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.