NOVAS REGRAS PARA ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE SERÃO DEBATIDAS EM SEMINÁRIO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Agosto de 2006

(17/08/2006) - O secretário estadual do Meio Ambiente, Claudio Dilda, diversos técnicos do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) e de Agências Florestais no interior da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), além da Fepam, participam do Seminário “Consolidação das Áreas de Preservação Permanente (APPs)” que acontece nesta sexta-feira (18), entre 8h30min e 17h30min, na Faculdade de Direito da UFRGS ( Av. João Pessoa, 80). O evento enfocará a Resolução 369/2006 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, editada em março, que dispõe sobre casos excepcionais, de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental que possibilitam intervenção na supressão de vegetação em APPs.

O Seminário é uma promoção do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, da Sema, Famurs e prefeitura de Porto Alegre/Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Pela manhã, serão apresentados os painéis sobre Os Conceitos de Utilidade Pública e Interesse Social da Resolução Conama 369/2006 e Requisitos Gerais para sua Aplicação e Atividades de Pesquisa e Extração de Substâncias Minerais: Utilidade Pública e Interesse Social. Pela tarde estão previstos os painéis sobre Regularização Fundiária Sustentável de Área Urbana – Interesse Social e Implantação de Área Verde de Domínio Público em Área Urbana: Utilidade Pública e Intervenção ou Supressão Eventual e de Baixo Impacto Ambiental de Vegetação em APP. Após todos os painéis, será aberto espaço para debates com o público.

Por conta das novas disposições previstas na Resolução 369/2006, no final de maio a Sema já havia realizado um seminário interno para atualização dos técnicos do Defap, especialmente aqueles que atuam nas 27 Agências Florestais. Para o diretor do Defap, João Paulo Steigleder, a Resolução 369/2006 abre possibilidades com relação às autorizações para o manejo de vegetação e obras em APPs emitidas pelo Defap e às licenças ambientais da Fepam. “Agora há uma flexibilização para algo que era mais fechado, com novos parâmetros para que sejam avaliados pela autoridade que vai emitir a licença. A legislação está nos dando outros fundamentos para a tomada de decisões”, observa Steigleder. Ele exemplifica que anteriormente o reflorestamento feito em APP nas pequenas propriedades ou posses rurais não podia ser explorado. A partir da nova resolução do Conama, essas propriedades estão enquadradas como de utilidade pública ou interesse social e, assim, existe a possibilidade legal de o órgão ambiental competente autorizar a utilização da floresta plantada, desde que, concomitantemente, haja a recuperação da área.

Consema votará habilitação de novos municípios para o licenciamento local

(16/08/2006) - O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) realiza a sua 88ª reunião ordinária nesta quinta-feira (17), às 9 horas, no Auditório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

A pauta prevê a homologação dos processos para licenciamento ambiental das atividades de impacto local dos municípios de Sananduva, São José do Sul e Serafina Corrêa. Também deverá acontecer a apresentação, pela Farsul, do relatório sobre o Programa Estadual de Irrigantes, conforme estabelecido na Resolução Consema nº 100/2005. A reunião ainda prevê discussão da proposta de alteração da Resolução Consema nº 04/2000, que dispõe sobre os critérios para o exercício da competência do licenciamento ambiental municipal.

O Consema é presidido pelo representante da Famurs, Valtemir Bruno Goldmeier.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.