PROJETO QUELÔNIOS DA AMAZÔNIA É REALIZADO NO ENTORNO DO PARNA DO ARAGUAIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

Palmas (16/08/2006) - Os trabalhos do Projeto Quelônios da Amazônia na área de entorno do Parque Nacional do Araguaia iniciados na última semana, estão sendo realizado em parceria com a Universidade Federal do Tocantins-UFT, Superintendência do Ibama no Tocantins, Parque Nacional do Araguaia e Centro de Conservação e Manejo de Répteis e Anfíbios-RAN do Ibama.

O projeto Quelônio da Amazônia vem sendo desenvolvido em diversas áreas da região norte e centro-oeste do país desde 1979, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-Ibama, com o objetivo básico de promover o manejo e a proteção dos principais quelônios encontrados na Amazônia Brasileira, em destaque Podocnemis expansa (Tartaruga-da-Amazônia) e Podocnemis unifilis (Tracajá) principalmente no período de reprodução, por meio de pesquisa, monitoramento e educação ambiental.

No Tocantins, o projeto é realizado na área de entorno do Parque Nacional do Araguaia a mais de 20 (vinte) anos e os esforços empenhados no sentido de proteger e manejar as espécies, especialmente na época de reprodução, considerada crítica por ser justamente esse o período em que os animais se tornam mais vulneráveis à predação natural e antrópica promoveram a soltura de mais 900 mil filhotes.

Apesar do grande número de filhotes, a taxa de mortandade nos primeiros anos de vida é extremamente alta, por isso há muito que ser feito para evitar a diminuição das populações e melhorar as condições de sobrevivência desses quelônios.

Neste ano os trabalhos serão desenvolvidos em 11 (onze) praias do Rio Javaés (Braço Menor do Rio Araguaia) e consistem na vigilância e limpeza das praias, localização e identificação dos ninhos, controle da eclosão, confinamento de filhotes para endurecimento da carapaça e soltura de filhotes. Paralelamente serão desenvolvidos trabalhos de educação ambiental, fiscalização e diversas pesquisas. Vale ressaltar que a instrução normativa nº 49/2005 do Ministério do Meio Ambiente, proíbe, na época de eclosão, a pesca na área do Rio Javaés onde é desenvolvido o projeto.
Gláucia Mendes

Peixe-boi reintroduzido na natureza reaparece após nove dias

Natal (15/08/06) - Guape, o peixe-boi marinho (Trichechus manatus) reintroduzido na natureza pelo Ibama na Barra de Mamanguape (PB) no início de maio depois de passar 10 anos em cativeiro, foi localizado esta semana na Barra de Tabatinga, litoral sul do Rio Grande do Norte. “Estava desaparecido há nove dias. Mas ele está saudável, sem ferimentos causados por pescador, como já aconteceu em outras vezes com animais que voltaram para a vida livre no mar”, conta Zélia Brito, chefe do da Reserva Biológica do Atol das Rocas.

O peixe-boi buscou abrigo na Baía dos Golfinhos e está sendo monitorado por integrantes da Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos do Nordeste (Remane), que no estado é representado pela Reserva Biológica do Atol das Rocas.

O Projeto Peixe-boi Marinho utiliza um rádio de telemetria VHF que emite sinais. Preso à cintura pélvica do animal, este aparelho possibilita a sua localização num raio de sete quilômetros.
Cláudio Alves da Silva

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.