SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE APLICA NOVOS CRITÉRIOS PARA SUSPENDER QUEIMA DE PALHA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2006

15/08/2006 - Tendo em vista a baixa umidade relativa do ar e, considerando os critérios estabelecidos para a suspensão da queima da palha da cana-de-açúcar, a Secretaria do Meio Ambiente – SMA declara proibida a prática dessa técnica agrícola, em qualquer horário, nas regiões de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araraquara e Barretos a partir das 6 horas do dia 16 de agosto de 2006.

Ainda conforme os critérios estabelecidos pela SMA, a queima da palha da cana está proibida no período diurno, entre as 6 e as 20 horas do dia 16 de agosto de 2006, nas regiões de Presidente Prudente, Araçatuba, Campinas e Marília.

A SMA continua monitorando as condições meteorológicas no Estado e, tão logo os índices de umidade relativa do ar se apresentem satisfatórias, a queima será liberada.

Veja em que região o seu município está localizado para verificar se a queima da palha da cana-de-açúcar está liberada ou não.

Umidade do ar continua baixa e queima da palha da cana continua suspensa em Ribeirão Preto e Barretos

17/08/2006 - Tendo em vista a baixa umidade relativa do ar e, considerando os critérios estabelecidos para a suspensão da queima da palha da cana-de-açúcar, a Secretaria do Meio Ambiente - SMA comunica que continua proibida a prática dessa técnica agrícola, em qualquer horário, nas regiões administrativas de Ribeirão Preto e Barretos.

A queima da palha da cana está proibida ainda, no período diurno (entre 6 e 20 horas), nas regiões administrativas de Central (Araraquara), São José do Rio Preto e Marília.

Em razão da melhoria das condições atmosféricas, fica liberada a queima da palha da cana nas regiões administrativas de Araçatuba, Campinas e Sorocaba.

Secretaria libera queima da palha de cana em Marília mas mantém restrição nas outras regiões

18/08/2006 - Em razão da melhoria das condições atmosféricas, a queima da palha de cana está liberada na região administrativa de Marília. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente mantém a proibição da queima da palha de cana em qualquer horário na região administrativa de Ribeirão Preto, onde os níveis de umidade do ar continuam abaixo dos limites estabelecidos.

A proibição também se mantém nas as regiões administrativas de Araraquara, São José do Rio Preto, Franca e Barretos, no período diurno, entre as 6 e às 20 horas, conforme o artigo 5º dos “Procedimentos relativos à suspensão da queima da palha de cana-de-açúcar”.

Secretaria do Meio Ambiente libera queima em P. Prudente mas inclui região de Sorocaba

16/08/2006 - Tendo em vista a baixa umidade relativa do ar e, considerando os critérios estabelecidos para a suspensão da queima da palha da cana-de-açúcar, a Secretaria do Meio Ambiente - SMA comunica que continua proibida a prática dessa técnica agrícola, em qualquer horário, nas regiões administrativas de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Central (Araraquara) e Barretos a partir das 6 horas do dia 16 de agosto de 2006.

Ainda conforme os critérios estabelecidos pela SMA, a queima da palha da cana está proibida no período diurno (das 6 às 20 horas) nas regiões administrativas de Araçatuba, Campinas e Marília, a partir do dia 16 de agosto de 2006.

A partir das 6 horas do dia 17 de agosto de 2006 também fica proibida a queima no período diurno (entre 6 e 20 horas) na região administrativa de Sorocaba.

Em razão da melhoria das condições atmosféricas, a região administrativa de Presidente Prudente está liberada para a queima da palha da cana-de-açúcar.

Queima de palha tem liberação parcial em Ribeirão Preto, Araraquara e Barretos

19/08/2006 - Tendo em vista a baixa umidade relativa do ar e, considerando os critérios estabelecidos para a suspensão da queima da palha da cana-de-açúcar, a Secretaria do Meio Ambiente - SMA comunica que a prática dessa técnica agrícola está proibida, no período diurno (das 6 às 20 horas), nas regiões administrativas de Ribeirão Preto, Araraquara e Barretos.

Em razão da melhoria das condições atmosféricas, fica liberada a queima da palha da cana nas regiões administrativas de São José do Rio Preto e Franca.

A SMA continua a monitorar as condições meteorológicas em todo o Estado e, de acordo com os índices de umidade relativa do ar, as queimas poderão ser liberadas ou suspensas, conforme prevê o documento “Procedimentos relativos à suspensão da queima da palha da cana-de-açúcar”.

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.