CONSELHO DE RECURSOS HÍDRICOS DISCUTE CRIAÇÃO DE COMITÊ DE BACIA NO NORDESTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

24 de Agosto de 2006 - Brasília - O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNH) se reuniu hoje (24) em Brasília para discutir a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu, que corta os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Os comitês são colegiados compostos por representantes do poder público, da sociedade civil e dos usuários de água, que têm a função de deliberar sobre a gestão da água de uma determinada região. Se for criado, o Comitê da Bacia do Rio Piranhas-Açu será o oitavo em rio de domínio da União e o primeiro fora da região Sudeste.

A reunião do conselho é paralela à Semana Mundial da Água, comemorada em todo o mundo de 20 a 26 de agosto. Representantes de mais de cem países, entre eles o Brasil, estão em Estocolmo, na Suécia, discutindo uma possível crise que pode afetar as nações ricas e pobres caso os países não adotem medidas concretas para a conservação da água.

O Brasil foi o primeiro país a aprovar, em janeiro deste ano, um Plano Nacional de Recursos Hídricos, um dos instrumentos da chamada Lei das Águas (Lei N.º 9.433/97). Segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o plano prevê metas para preservar os recursos hídricos brasileiros.

“É a recuperação de bacias hidrográficas, a parte de tratamento de esgoto, principalmente saneamento básico, a parte de recuperação de nascentes, o processo de recuperação de matas ciliares, a criação de unidades de conservação, principalmente em regiões de nascente, tudo isso faz parte do processo de preservação do recurso e ações também de recuperação das condições que levam à proteção do recurso”.

O secretário nacional de Recursos Hídricos, João Bosco Senra, conta que o Brasil foi citado em Estocolmo como um dos poucos países que conseguiram elaborar um plano para a água, atendendo a um dos objetivos do milênio: preservar a qualidade de vida e respeitar o meio ambiente.

"Já tivemos uma boa notícia, de que o Plano Nacional de Recursos Hídricos do Brasil foi referido como uma iniciativa, afinal de contas o Brasil foi um dos poucos países do mundo que conseguiu elaborar o plano atendendo uma das Metas do Milênio. O Brasil foi citado como uma referência nesse processo de planejamento”, relata o secretário.

O Plano Nacional de Recursos Hídricos traz um conjunto de diretrizes, metas e programas para assegurar o uso racional da água no Brasil até 2020. Alguns de seus tópicos serão revisados de quatro em quatro anos, de acordo com os planos plurianuais.
Irene Lôbo

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.