EVENTOS NAS CAPITAIS DIVULGAM A AÇÃO PELO IR ECOLÓGICO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2006

Belo Horizonte, 22 de agosto de 2006 — Representantes da Ação pelo IR Ecológico, formado por ONGs ambientais, empresas e voluntários, iniciaram este mês um ciclo de palestras itinerantes em todas as regiões do Brasil para divulgar a idéia. Curitiba (PR) e Recife (PE) são as cidades a sediarem o encontro nesta semana. O grupo, criado em 2005, defende a adoção de uma lei que destine incentivos fiscais a projetos ligados à conservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável. Os encontros, realizados em parceria com instituições locais, são gratuitos e abertos a todos os interessados, principalmente empresas e ONGs locais. Cerca de dezesseis cidades fazem parte do roteiro previsto, que teve início em 14/08, em São Paulo, e já passou também por Vitória (ES) e Salvador (BA).

Em Curitiba, o primeiro evento (ontem, dia 21) reuniu empresários no Estação Embratel Convention Center, com a participação de Miguel Krigsner, do Grupo O Boticário, Oriovisto Guimarães, do Grupo Positivo, Geórgia Pessoa, coordenadora jurídica do WWF-Brasil, Malu Nunes, diretora-executiva da Fundação O Boticário, e Miguel Calmon, diretor da The Nature Conservancy para a Floresta Atlântica, no Paraná. Hoje (terça-feira, 22/08), o evento será promovido para o terceiro setor, a fim de informar às ONGs que atuam no setor ambiental no Paraná sobre a proposta do projeto de lei e buscar a adesão das mesmas para a causa. O encontro será realizado no Jardim Botânico de Curitiba, no espaço Franz Krajcberg, às 9h30.

A palestra em Recife (PE) conta com o apoio da Associação para a Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (Amane) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado (Sectma). O encontro será na quinta-feira (dia 24), às 10h, no Auditório da Sectma, à Rua Vital de Oliveira, 32, bairro do Recife. Mais informações podem ser obtidas pelo email amane@amane.org.br As informações serão apresentadas por Márcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica, e Érika Bechara, advogada.

A idéia da itinerância é disseminar a iniciativa e enfatizar a importância da criação no país de mecanismos que estimulem o investimento em projetos ambientais. “Apesar de o Brasil ser um dos países com maior diversidade biológica do mundo e das ameaças enfrentadas, o investimento hoje é limitado”, lembra Geórgia Pessoa, assessora jurídica do WWF-Brasil e coordenadora do grupo. Segundo o censo 2004 do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE), o meio ambiente aparece em 9º lugar na lista de áreas de atuação das empresas associadas (em 2001, ocupava a sétima posição).

O grupo celebra desde julho a aprovação do substitutivo ao projeto de lei 5974/05 – e seu apenso o PLS 5162/05 -- que dispõe sobre estímulos fiscais para projetos ambientais pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. Ele prevê que pessoas físicas e jurídicas poderão deduzir até 6% do imposto de renda devido, sendo, respectivamente, até 80% e até 40% dos valores doados a entidades sem fins lucrativos, para aplicação em projetos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Agora, o projeto segue os trâmites normais da Casa, e antes de chegar à Plenária, passa pela Comissão de Finanças e Tributação e pela de Constituição, Justiça e Cidadania. Se aprovado em todas as instâncias, voltará ao Senado Federal, onde já foi previamente aprovado.

O projeto prevê também incentivos para doações ao FNMA (Fundo Nacional do Meio Ambiente). A proposta abre a possibilidade de benefício para outros fundos públicos ambientais habilitados pelo governo federal para tal fim.

O Grupo IR Ecológico é composto atualmente pelas seguintes organizações não-governamentais, empresas e especialistas: WWF-Brasil, The Nature Conservancy (TNC), Conservação Internacional (CI-Brasil), Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Socioambiental (ISA), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, Fundação Biodiversitas, Instituto Bioatlântica, Pinheiro Neto Advogados, PATRI, Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) e Dr. Everardo Maciel (ex-Secretário da Receita Federal).

 
 

Fonte: Conservação Internacional Brasil (www.conservation.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.