SEMA/RS FALA SOBRE TRANSPORTE DE CARVÃO VEGETAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Agosto de 2006

Oficina vai orientar projetos de educação ambiental com foco em água

23/08/2006 - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente está apoiando a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental/Seção RS (Abes/RS) na realização da oficina “Água para a Vida, Água para Todos” que será realizada nesta sexta-feira (25), das 8h às 17 horas. O local é o auditório da Sema, na Rua Carlos Chagas, 55 – 11º andar.

O principal objetivo da oficina é orientar projetos de educação ambiental voltados à preservação dos recursos hídricos. Pela manhã será proferida uma palestra baseada nos conteúdos dos Cadernos de Educação Ambiental (Livro das Águas) e à tarde serão desenvolvidas propostas do Guia de Atividades. O público-alvo é professores das redes de ensino municipal, estadual e particular e líderes comunitários que trabalham com grupos de jovens. Os participantes receberão publicações dos Cadernos de Educação Ambiental, CD com a palestra e material da oficina. Também são parceiros na realização da oficina o Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos e WWF Brasil.

Inicia obra para sede da Reserva Biológica da Serra Geral

23/08/2006 - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) assinou nesta quarta-feira (23) o contrato para o início da obra da sede administrativa da Reserva Biológica da Serra Geral, que abrange áreas dos municípios de Maquiné, Terra de Areia e Itati, no Litoral Norte. Assinaram o documento, os secretários estaduais do Meio Ambiente, Claudio Dilda, e das Obras Públicas e Saneamento (SOPS), Waldir Schmidt; o diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Sema, João Paulo Steigleder; a gerente executiva e o consultor do Projeto Mata Atlântica, respectivamente Vera Pitoni e Ludger Scheele, e o fiscal de obras da SOPS, Luzardo Cardeal.

A unidade de conservação, administrada pela Sema, conta com 4.845,7 hectares e está incluída no Projeto de Conservação da Mata Atlântica no RS. A sede da Reserva será construída na localidade de Barra do Ouro, em Maquiné, onde já funciona de forma provisória. O prédio terá 273,37 metros quadrados e deverá estar pronto dentro de 180 dias. A empresa vencedora da licitação para a obra é a Dalcon Dalpiaz Construções Ltda.

A Reserva da Serra Geral destina-se a proteger os ecossistemas existentes em seus limites, especialmente os recursos hídricos. No local não é permitido fluxo de visitação, apenas pesquisa e educação ambiental.

Sema alerta para transporte de carvão vegetal

25/08/2006 - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) alerta os produtores e comerciantes de carvão vegetal, com registro atualizado no Cadastro Florestal, que o transporte do produto deve estar acompanhado de nota fiscal que especifique a espécie florestal de origem.

A fiscalização no transporte de produtos vegetais tem sido intensificada e foram detectadas cargas de carvão vegetal sem especificação se a árvore utilizada na sua produção era nativa ou exótica. O diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Sema, João Paulo Steigleder, esclarece que para o uso de espécies nativas na produção de carvão é necessária licença florestal. Sem a autorização do órgão ambiental a atividade constitui-se em prática ilegal. O transporte de carvão vegetal sem nota fiscal que contenha a descrição da espécie florestal de origem pode gerar multa, cujo valor resulta da multiplicação de R$100,00 a R$ 500,00 por metro cúbico da carga. A autuação é feita com base na Lei de Crimes Ambientais e legislações complementares.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.