COMEMORAÇÃO KAYAPÓ INCLUI CORRIDA DE TORAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

29 de Agosto de 2006 - Julio Cruz Neto - Enviado especial* - Terra Indígena Kayapó (Pará) - A corrida de toras faz parte da tradicional festa da aldeia Kikretum, que termina com a realização de um batismo coletivo.

Aldeia Kikretum (Pará) - Os índios kayapó da aldeia Kikretum, no sul do Pará, convidaram o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, para discutir o andamento da Operação Kayapó na semana passada. A reunião ocorreu durante uma tradicional festa que dura vários dias e termina com um batismo coletivo, que dá aos participantes o prenome de “Bép” – Bép-José, por exemplo.

A reportagem da Agência Brasil presenciou a corrida de toras, que tem início durante a madrugada. Duas equipes, uma formada pelos jovens e guerreiros, outra pelos adultos (todos homens), cantam e dançam sem parar a mesma música, por horas, enquanto os dois troncos, já brancos de tanto serem raspados, recebem o alisamento final. Pouco antes do amanhecer, a largada.

Cada time ergue seu tronco, de cerca de 15 metros, e sai em disparada para o meio da vila. Depois de encaixarem-nos em locais previamente preparados, continuam seu ritual de canto e dança. Os troncos viraram bandeiras, para as quais a música é uma espécie de hino. Todos ganham; a competição é só um pretexto para reverenciar a natureza.

Umas poucas moças, com os seios nus, pintam a base dos troncos com a tradicional tinta vermelha extraída do urucum. A maioria das mulheres, no entanto, e as crianças assistem a alguma distância, sem demonstrar grande entusiasmo nem preocupação com o resultado. Terminada a demonstração de força dos homens, elas começam a dispersar. Não participam da competição nem das reuniões com a diretoria da Funai. Tampouco integram a comitiva que vem receber os visitantes. Mas quem freqüenta a aldeia garante que, entre os Kayapó, são elas quem mandam.

Os índios pintam o corpo de preto, esbanjam braceletes, colares e outros ornamentos – um aproveita o furo avantajado na orelha para carregar um isqueiro; raspam na raiz uma faixa de cabelo que vai da testa até o meio da cabeça, como um moicano às avessas; divertem-se nas águas do rio Fresco, que tem uma praia formada por um banco de areia na margem oposta e, dizem, jacarés.

A reportagem viajou a convite da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Foto: Agência Brasil

     

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.