JOVENS DA ETNIA TUPINAMBÁ REALIZAM SEMINÁRIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

28 de agosto - Cerca de 100 jovens da etnia Tupinambá realizarão, entre os dias 1º e três de setembro, o II Seminário Cultural da Juventude Indígena Tupinambá da Serra do Padeiro. O evento acontece, na aldeia da Serra do Padeiro, no município de Buerarema (BA).

Na ocasião, os participantes abordarão temas como a participação da juventude indígena na luta pela terra; a reflexão e aprofundamento do momento eleitoral; a valorização da cultura indígena a partir da culinária e do artesanato, entre outros.

Outras etnias da Bahia como os Pataxó, os Tuxá e os Kiriri, além de índios de Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco e Paraíba, também estarão presentes. O evento tem apoio da Funai, que deve encaminhar representantes da Coordenação-geral de Defesa dos Direitos Indígenas (CGDDI) para os debates. Também estarão presentes representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Ministério da Educação (MEC).

A comunidade da Serra do Padeiro do povo Tupinambá tem cerca de 650 pessoas. A área localiza-se nos municípios de Buararema e Una, a cerca de 450 km de Salvador, e é banhada pelos rios Cipó e Marulin e Ferrugem.

Funai lamenta morte de Dom Luciano Mendes

28 de agosto - Dom Luciano Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana (MG), morreu ontem (27/08), aos 75 anos, por falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo, desde o dia 17 de julho, para tratar de um câncer no fígado.

Dom Luciano presidiu a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) de 1987 a 1994, tendo sido também secretário-geral de 1979 a 1987. Foi vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) de 1995 a 1998. Teve atuação decisiva em todo o processo da Constituinte, particularmente na defesa dos direitos dos povos indígenas.Publicou vários artigos sobre a questão indígena, entre eles a respeito do processo demarcatório da terra indígena Raposa Serra do Sol.

Recebeu o título de cidadão honorário de Minas Gerais em 2005 pelo trabalho pastoral e a proteção específica que estendeu aos índios e aos quilombolas. Participou também do Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas, em 2004.

O corpo de Dom Luciano será sepultado na quarta-feira, em Mariana.


Estudantes indígenas participam de encontro nacional de ensino superior

28 de agosto - Estudantes indígenas, especialistas e movimentos sociais de diversas partes do país se reunirão nos próximos dias 04 e 05 de setembro para o I Encontro de Rede Brasileira de Instituição de Ensino Superior para os Povos Indígenas, em Brasília. O evento é organizado pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e acontecerá paralelamente ao II Encontro de Estudantes no Ensino Superior (IES).

Entre os temas em debate estão a permanência de estudantes indígenas no ensino superior; conteúdos dos cursos regulares de graduação, capacitação, entre outros. No último dia, a Funai, junto com representantes do Ministério da Educação e da Câmara Federal, participará de um debate sobre o atual panorama das políticas públicas no Brasil relacionadas ao acesso e permanência de indígenas no IES.

Na ocasião, também será lançamento oficialmente o portal da Rede, que se destina a oferecer um espaço para debate e apoio aos estudantes indígenas. Mais informações no site: ww.redeestudantesindigenas.net

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.