POLÍCIA FEDERAL PRENDE 32 SERVIDORES E EMPRESÁRIOS EM OPERAÇÃO COM O IBAMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

Rio de Janeiro (30/08/2006) - A Operação Euterpe, destinada a desbaratar quadrilha que fraudava a fiscalização ambiental no Rio de Janeiro, formada por empresários e servidores do Ibama, resultou na prisão de 32 pessoas, sendo 25 servidores públicos e sete empresários da região ligados aos setores pesqueiro e imobiliário. A ação foi deflagrada pela PF e pelo Ibama, na madrugada desta quarta-feira (30).

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o presidente do Ibama, Marcus Barros, estiveram no Rio de Janeiro acompanhando de perto a Operação, considerada a maior realizada fora da Amazônia.

Transferência de servidor - Segundo a ministra, os funcionários envolvidos correspondem a 20% do efetivo do Ibama no estado. Ela adiantou que, como medida emergencial, está sendo estudada transferência de servidores de outros estados para suprir a deficiência de quadro no RJ. “Queremos expurgar o mau funcionário e valorizar o bom. Estamos fazendo esforço grande para combater os crimes ambientais pela raiz”, disse.

Segundo Marina, o Ministério tem atuado em várias frentes para preservar o meio ambiente. “Estamos atuando no combate às práticas ilegais, no desmonte de quadrilhas organizadas, no apoio a atividades produtivas sustentáveis, tudo isso em articulação com vários setores”, explicou. Ela disse que, nesse contexto, foram promovidos concursos públicos que resultaram na contratação de 1400 novos analistas ambientais, elevando o efetivo do Ibama para 6.400 servidores, além do aumento médio de 120% nos salários. "Não se protege o ambiente apenas com repressão e força, mas as ações de comando e controle são fundamentais. Os criminosos têm de saber que não podem contar com a certeza da impunidade. Aqueles que achavam que era apenas uma operação esporádica já podem verificar que essa é a 12ª e o nosso trabalho vai continuar", declarou Marina Silva.

Os servidores envolvidos, responsáveis pela fiscalização do Ibama, extorquiam empresários do ramo imobiliário, comercial e industrial, e vendiam pareceres técnicos favoráveis a seus respectivos empreendimentos, quase sempre localizados em áreas de proteção ambiental. Outra vertente da atuação da quadrilha era o recebimento de propina relacionada à pesca da sardinha e do camarão, realizada no período do defeso - época de procriação da espécie. Os presos responderão pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva, corrupção ativa, violação de sigilo funcional, concussão e crimes ambientais.

A Operação Euterpe é a 12ª grande operação que a Polícia Federal realiza em conjunto com o Ibama, desde 2003, no combate à corrupção de servidores públicos e no desmonte de quadrilhas especializadas em crimes ambientais. As investigações tiveram início em julho de 2005, após denúncias de um servidor do Ibama, que mencionou a ocorrência de irregularidades na Reserva Biológica do Tinguá, em Nova Iguaçu/RJ.

Nas 12 operações da PF (realizadas em conjunto com o Ibama), foram presas 357 pessoas – 93 servidores do Ibama e 15, de outras instituições.
Daniela Mendes

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.