CODEVASF EMPREENDE AÇÕES PARA REVITALIZAR BAIXO SÃO FRANCISCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

05/09/2006 - Aracaju – Com investimentos de R$ 4,2 milhões, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, iniciou obras de contenção de erosão das margens do rio São Francisco nas áreas dos perímetros irrigados de Cotinguiba/Pindoba e de Betume, nos municípios de Propriá, Japoatã, Neópolis, Ilha das Flores e Pacatuba. Essas ações integram o Programa de Revitalização do São Francisco e incluem também obras de contenção de diques e proteção vegetal nos locais erodidos.

No Perímetro Irrigado de Cotinguiba/Pindoba, as obras estão sendo realizadas em dois trechos: no setor Cotinguiba, com uma extensão de 1.400 metros, estão sendo executados o realinhamento e a recuperação do dique de proteção; e no setor Pindoba, com 700 metros de extensão, onde a erosão do dique era mais acentuada, comprometendo a integridade de suas estruturas de irrigação e de drenagem. No Perímetro Irrigado de Betume, as obras são executadas nas imediações do Povoado Serrão, no município de Ilha das Flores, numa extensão de 130 metros.

O superintendente da Codevasf, em Sergipe, Paulo Viana, informa que o Programa de Revitalização do São Francisco tem cinco linhas de ação: a gestão e o monitoramento, a agenda socioambiental, a proteção e o uso sustentável dos recursos naturais, o saneamento ambiental e a economia sustentável.

No Perímetro Irrigado de Betume, a Codevasf construiu um viveiro para a produção anual de 50 mil mudas de espécies nativas e exóticas que serão utilizadas na recuperação das matas ciliares localizadas na margem do São Francisco. A Codevasf vem promovendo palestras e oficinas de educação ambiental em escolas e comunidades do Baixo São Francisco sergipano, transmitindo noções de educação ecológica e de preservação do meio-ambiente.

Para reduzir os impactos ambientais causados pelo desmatamento em áreas de proteção permanente, a Codevasf promoverá o reflorestamento de 100 hectares de mata ciliar em nove assentamentos da Reforma Agrária localizados nos municípios de Porto da Folha, Gararu, Poço Redondo e Canindé do São Francisco, onde construirá quatro viveiros para a produção de 120 mil mudas de diversas espécies.

A Codevasvf implantou, ao custo de R$ 4 milhões, sistemas de abastecimento de água na área Sergipana do São Francisco, beneficiando 6.527 pessoas em 16 povoados dos municípios de Monte Alegre, Porto da Folha, Brejo Grande, Ilha das Flores, Pacatuba e Propriá.

Segundo o superintendente Paulo Viana, o ecoturismo e o turismo rural sustentável, que compõem uma das linhas do Programa de Revitalização do São Francisco, também têm recebido a atenção da Codevasf. Um grupo de trabalho interinstitucional, sob coordenação da Codevasf, elabora um plano de ação para o desenvolvimento do turismo sustentável do Baixo São Francisco, já tendo sido realizados um seminário e um curso sobre gestão de turismo sustentável dos quais participaram, inclusive, empreendedores interessados em fazer investimentos na área. Um diagnóstico sócio-ambiental dos atrativos naturais do Baixo São Francisco (Foz e Região Xingó) já foi elaborado.

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.