CRIADA ENTIDADE PARA PRODUZIR SOJA COM RESPONSABILIDADE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

05/09/2006 - A criação da primeira organização internacional para reduzir os impactos negativos da produção de soja foi anunciada ao fim da Segunda Conferência sobre Soja Responsável (RTRS, da sigla em inglês), que aconteceu em Assunção, Paraguai, de 31/08 a 01/09. A nova organização é uma iniciativa de produtores, processadores, comerciantes, instituições financeiras e organizações da sociedade civil e é uma resposta aos anseios de consumidores por uma soja mais social e ambientalmente responsável.

A primeira tarefa da nova organização será desenvolver e implementar, globalmente, princípios, critérios e indicadores para produção, processamento, comercialização de uma forma responsável, em 18 meses. Os 200 participantes do RTRS acreditam que esses princípios e critérios (ver documento final http://www.responsiblesoy.org) devem refletir questões como proteção à biodiversidade, limites da conversão de habitats naturais em plantações de soja, melhores práticas agrícolas, e cumprimento às leis trabalhistas locais.

“Chega de desmatamento para a agricultura. A criação formal da RTRS e o compromisso de alguns dos principais atores da cadeia da soja de adotar princípios e critérios por uma soja produzida com mais responsabilidade é um marco”, afirma Leonardo Lacerda, Diretor de Conservação do WWF-Brasil. “O setor privado está começando a entender que é necessário fazer a parte deles, e rapidamente, para evitar conseqüências mais drásticas para o Brasil como o boicote do produto ou a adoção de barreiras não tarifárias para erradicar a soja produzida de forma irresponsável”.

A soja é usada para produzir óleo comestível, cosméticos, alimentos para humanos e animais como gado, porcos, aves e peixes. Os princípios e critérios vão levar a um mecanismo de mercado para evitar os impactos negativos da produção de soja e sua expansão. Na Europa, por exemplo, os comerciantes de soja vêm sendo criticados por comprarem de produtores que estão ajudando a destruir habitats de grande valor para a conservação como a Amazônia e o Cerrado. Igualmente, na América do Sul, o setor da soja é criticado por desmatamento, apropriação ilegal de terras públicas, retirada de pequenos produtores de suas terras e o não cumprimento das leis trabalhistas locais.

“Esta conferência vem ao encontro do que estávamos esperando: prazos e o comprometimento para desenvolver critérios e indicadores garantindo mais responsabilidade dentro do setor da soja e um claro compromisso dos nossos fornecedores”, afirma Jan Nicolai, da Nutreco, um das maiores empresas compradoras de ração animal no mundo.

Na opinião de Martin Tielen, Presidente da Federação Européia de Manufaturadores de Alimentos (FEFAC), “passos maiores ainda precisam ser tomados, mas já fizemos um grande progresso nesses dois dias”.

“Esta iniciativa mostra como o mercado e os governos podem cooperar e o Paraguai, país que sediou o evento, deu um exemplo do que é possível quando há vontade política”, afirma Bella Roscher, Coordenadora do WWF - Internacional para a Soja. “Em 2004, o Paraguai aprovou a Lei de Desmatamento Zero. Em apenas dois anos foi possível reduzir a taxa anual de desmatamento em 85% no leste do país e ainda assim, a produção e a exportação de soja aumentaram, mostrando que o desenvolvimento pode acontecer paralelamente à proteção ambiental”.

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.