INPA DETÉM MAIOR COLEÇÃO DE PEIXES DA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Acervo - 08/09/2006 - São mais de 250 mil exemplares coletados em várias áreas da região. A coleção representa uma riqueza imensurável.

As extensas áreas e a abundância de recursos naturais na Amazônia permitem que a região tenha uma ictiofauna (peixes) diversificada, distribuída por centenas de igarapés, lagos e rios. Fazer o levantamento de toda essa riqueza é apenas um dos grandes desafios enfrentados pelos pesquisadores, mas, que aos poucos está sendo superado. Então, como fazer para preservar essas informações, e ao mesmo tempo, levar a público esse conhecimento científico imensurável? Isto é o que está fazendo o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) por meio da Coleção de Peixes.

A curadora da Coleção, Lúcia Hellena Rapp Py-Daniel, doutora em Ecologia e Biologia Evolutiva pela Universidade do Arizona, cita alguns exemplos da importância da coleção tanto nacional quanto internacionalmente. Ela destaca que estão reunidos no Instituto mais de 250 mil exemplares de peixes oriundos das mais diferentes drenagens e rios do sistema Solimões-Amazonas. Deste número, 26 mil lotes já se encontram registrados e informatizados os quais estão identificados a nível de espécie pelos pesquisadores do Inpa ou especialistas de outras instituições.

Além disso, cerca de 20 mil estão em processo de registro. "A coleção detém 348 espécimes/tipos, pertencentes a representantes da ictiofauna de água doce da Amazônia", destaca. Ela explica que espécime/tipo são amostras padrão sobre as quais os especialistas baseiam as descrições e os nomes científicos das diferentes espécies de organismos. Temos como exemplo o "tipo" (holótipo) ou "tipos" (parátipos) de jaraqui escama grossa, ou seja, esses exemplares são o testemunho da descrição da espécie e representam o indivíduo que comumente é denominado jaraqui escama grossa. Já com o material "tipo" podemos confirmar se novos peixes coletados pertencem a espécies conhecidas ou não. Esta é, portanto, a porção mais valiosa de um acervo científico.

Rapp destaca que a Coleção teve início com a pós-graduação da instituição e os primeiros registros de material são de 1976, coletado pela primeira turma de mestrado em Biologia de Peixes no Inpa. Entretanto, boa parte deste material, assim como peixes coletados por projetos desenvolvidos na época, foi enviado para o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo ou para o Museu Paraense Emílio Goeldi. Segundo ela, isso acontecia porque no Inpa não havia ainda uma proposta de organização desse acervo, assim como não havia sistematas em peixes (cientista responsável pela identificação e classificação das espécies).

A Coleção do Inpa obteve reconhecimento internacional, em 1985, por meio da publicação da American Society of Ichthyology and Herpetology (entidade americana especializada em ictiologia e herpetologia, ou seja, ramo da biologia que estuda os répteis e os anfíbios). Esse fato, ao mesmo tempo, é relevante e preocupante, pois segundo Lúcia Rapp, demonstra que o reconhecimento internacional vem primeiro do que o nacional, como, por exemplo, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França e Holanda. Na época, as instituições nacionais não davam a mesma importância.

"O Inpa detém a maior coleção de peixes da Amazônia em material e áreas amostradas. Caso alguém queira conhecer a variedade de peixes da região, o local certo é aqui. A variabilidade e a variação morfológica da nossa coleção não é encontrada em nenhum outro lugar do Brasil. Todavia, em número de exemplares, o Museu de Zoologia de São Paulo supera o do Inpa, pois é mais antigo, mas, aos poucos, está sendo superado. Nós estamos nos aproximando em relação a quantidade de amostras. Isso se deve porque nós temos mais oportunidade para fazer coletas de campo", enfatiza.
Luís Mansuêto - Assessoria de Comunicação do INPA

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.