JUBARTE ENCALHA EM PRAIA DE OLINDA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Recife (05/09/06) - A primeira capital da cultura, Olinda, recebeu um visitante inusitado no último sábado (2). Um filhote de baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) encalhou com vida por volta das 6h30 da manhã, nas proximidades da praia de Bairro Novo. O animal debateu-se nas pedras do dique por cerca de duas horas, segundo relato de moradores da comunidade.

Por esse motivo o filhote apresentou algumas escoriações leves pelo corpo. Técnicos da Fundação Mamíferos Aquáticos e do Centro Mamíferos Aquáticos do Ibama (CMA) foram até o local, mas a baleia já havia sido reintroduzida pelo corpo de bombeiros, com a ajuda de populares e de um bote inflável, que levou o animal até cerca de dois quilômetros da costa. “Esse fato pode influenciar em sucesso na reintrodução” explica a veterinária da Fundação Mamíferos Aquáticos, Fernanda Niemeyer, que atendeu a ocorrência.
De acordo com o Protocolo de Conduta para Encalhes de Mamíferos Aquáticos, editado pela Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Nordeste (Remane) é indicado a reintrodução o quanto antes, pois possibilitará uma maior perspectiva de bem sucedido na espécie ao mar. “Seguindo as recomendações do Protocolo da Remane, a área do encalhe está sendo monitorada nas próximas semanas, pois mesmo com a grande probabilidade de sucesso na reintrodução, ainda corre-se o risco do animal voltar vivo ou morto em regiões próximas ao local do primeiro encalhe”, explica Niemeyer.

Ela lembra um caso parecido que aconteceu no inicio de maio deste ano, quando um filhote recém nascido de cachalote encalhou vivo na praia de Cabedelo (PB) e foi reintroduzido imediatamente fora da linha de maré, como neste caso, e o animal conseguiu reencontrar o seu grupo de origem.Caso com menos sucesso, aconteceu no dia 25 de julho quando uma outra jubarte encalhou em Alagoas, foi reintroduzida e apareceu morta três dias depois na mesma praia.

Megaptera novaeangliae - conhecidas como baleia Jubarte, são animais migratórios - característica da maioria das grandes baleias - presente em todos os oceanos, das regiões polares às baixas latitudes. No Brasil, são avistadas com maior freqüência em águas rasas da plataforma continental. Esses animais vivem tanto em alto mar, como perto das costas, em águas profundas e em baías mais rasas.

O litoral nordestino é uma área de grande importância, pois é local eleito pela espécie na época de reprodução, principalmente o Banco de Abrolhos sendo este provavelmente o mais significativo local de reprodução no Atlântico Sul. Durante este período de reprodução é comum o encalhe desta espécie no litoral nordestino. De acordo com a lista vermelha da IUCN, a baleia jubarte é considerada vulnerável à extinção, ou seja, possui alto risco de extinção na natureza a médio prazo. Existe hoje uma estimativa de 12 mil indivíduos no hemisfério sul.

Luís Boaventura
Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA)

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.