SEMINÁRIOS SOBRE PESCA E ZONEAMENTO ECOLÓGICO NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Seminário mostra sensoriamento remoto aplicado à pesca

Inpe - 04/09/2006 - Analisar o estado de desenvolvimento da pesquisa em conservação e produtividade pesqueira utilizando dados de sensoriamento remoto é o objetivo do 1º Seminário de Sensoriamento Remoto Aplicado à Pesca, que será realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) nos próximos dias 11 e 12 de setembro. O evento acontece no Auditório da OBT (Observação da Terra) e é coordenado pelos pesquisadores Ronald Buss de Souza e Eduardo Tavares Paes, da Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto.

Durante os dois dias de seminário, profissionais da área de Sensoriamento Remoto do Inpe estarão reunidos com profissionais das áreas da oceanografia, meteorologia, ecologia marinha, biologia da pesca e conservação, para discussões sobre o tema.

A formação e distribuição dos cardumes explorados comercialmente e os grandes deslocamentos observados em certas espécies de peixes só podem ser adequadamente investigados com a utilização de dados obtidos a partir de instrumentos orbitais ou aerotransportados. Estes fornecem uma visão sinóptica dos oceanos que, associada a ferramentas de computação científica, abre novas perspectivas para a descrição e o entendimento das relações entre a dinâmica dos recursos vivos e dos oceanos.

Várias aplicações do sensoriamento remoto têm sido utilizadas no País, tais como: descrição de regiões do oceano favoráveis à pesca de peixes pelágicos, caracterização da formação e dinâmica de estruturas de meso escala (frentes, eddies, vórtices etc, potenciais locais de desova), e a modelagem da dispersão de larvas e ovos de algumas espécies de interesse comercial.

O seminário pretende, ao seu final, estabelecer diretrizes norteadoras da pesquisa sobre conservação e produtividade pesqueira utilizando dados de sensoriamento remoto, bem como lançar bases sólidas para a formalização, nas instâncias de fomento à pesquisa do País e do exterior, de um grupo interinstitucional de estudos na área.
Ana Paula Soares - Assessoria de Imprensa do INPE

Seminário discute zoneamento econômico e ecológico na Amazônia

Museu Goeldi - 04/09/2006 - Dando continuidade aos seminários temáticos no âmbito do Laboratório de Antropologia dos Meios Aquáticos (LAMAq) e Projeto RENAS, será realizada nesta terça-feira (5) a palestra A efetivação do Zoneamento Econômico Ecológico na Amazônia segundo uma concepção territorial de desenvolvimento, a ser proferida pelo pesquisador Rodrigo Peixoto, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

A palestra será realizada às 9h30, na Sala de Reunião da Coordenação de Ciências Humanas, localizada no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, na Av. Perimetral - Belém (PA).
Assessoria de Comunicação Social do Museu Goeldi

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.