COMEÇA PRODUÇÃO DE BIODIESEL EM PERNAMBUCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Biocombustível - 11/09/2006 - Pernambuco está, pela primeira vez, produzindo biodiesel. Os primeiros trezentos litros do biocombustível foram extraídos dos testes da Unidade Experimental de Biodiesel de Caetés, usina instalada no município de Caetés, região do Vale do Ipojuca de Pernambuco. Uma amostra da primeira batelada do produto foi encaminhada ao Laboratório de Combustíveis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para análise.

“A quantidade fabricada é muito pequena, ainda, mas é um marco histórico porque Pernambuco nunca havia produzido biodiesel antes”, afirma o diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), Fernando Jucá, unidade do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) responsável pela montagem da Usina de Caetés. “Podemos constatar, desde já, que o biodiesel fabricado é de boa qualidade”, ressalta.

Os equipamentos da nova usina foram testados em separado e em conjunto e funcionaram sem a constatação de qualquer problema. De início, os técnicos do Cetene estão utilizando o caroço do algodão para a produção do biodiesel. Em novembro, quando se inicia o período da colheita da mamona, há a possibilidade de utilização dessa oleaginosa para teste.

Integram a estrutura da Unidade Experimental de Biodiesel de Caetés uma área de processamento químico de matéria-prima, quatro grandes depósitos - de 20 mil litros cada, sendo dois para a matéria-prima e dois para o biodiesel -, um laboratório e uma área administrativa.

A Usina foi estruturada para produzir 2 mil litros/dia de biocombustível. Vai se dedicar à pesquisa de oleaginosas e da qualidade do biocombustível por elas gerado. O MCT investiu cerca de R$ 1 milhão na implantação da usina, que conta com uma rede de instituições parceiras.

Também participam do projeto experimental de produção de biodiesel o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que disponibilizou um Laboratório de Tecnologia Automotiva para teste do produto; o Laboratório de Combustíveis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), encarregado da análise do combustível; a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que está trabalhando na pesquisa genética das oleaginosas; a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na área de pesquisa agrícola e acompanhamento da produção de mamona; o Centro de Estudos e Projetos do Nordeste (Cepen) e o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep), no setor de capacitação; e a prefeitura de Caetés, que cedeu o terreno para a instalação da usina.
Fabiana Galvão - Assessoria de Imprensa do MCT

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.