INCÊNDIO NA SERRA DA CANASTRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Belo Horizonte (14/09/06) - O incêndio na Portaria de Sacramento, no Parque Nacional da Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, Minas Gerais, ainda não está totalmente controlado. Uma equipe de 70 pessoas, entre brigadistas, voluntários e serviços gerais ainda tenta extinguir as chamas, que inciaram na madrugada do dia 12. Até o final da tarde a previsão é que existam aproximadamente 31 focos e cerca de 30 mil hectares de área queimada. A Canastra tem 200 mil hectares e abriga a nascente do Rio São Francisco.

Além dos 28 brigadistas da Serra da Canastra que atuam no combate ao incêndio, foram deslocadas várias equipes de outras unidades do Ibama para ajudar a extinguir o fogo. Do Parque Nacional Caparaó, foram enviados 12 brigadistas, da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Mantiqueira foram 10 e da Floresta Nacional de Passa Quatro foram cinco. Além dos 15 funcionários internos que também participam da operação.

Estão sendo utilizados para o combate, um helicóptero Macauã 04 do Ibama, três aviões Air Tractor concedidos pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), uma caminhonete da unidade, um caminhão Rodofogo e um Sprinter. Uma equipe com técnicos do Prevfogo de Brasília também está a caminho trazendo mais equipamentos para o combate.

O Superintendente do Ibama em Minas Gerais, Roberto Messias Franco, faz um pedido a população para que não coloque fogo. Ele acredita que o incêndio ocorrido na Serra da Canastra tenha sido criminoso e vai pedir a investigação da Policia Federal. O superintendente também agradeceu atuação o pronto atendimento do IEF.
Ester Junia

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.