SEMA-GO COMEMORA DIA DO CERRADO E AMPLIA PARCERIA COM A CNEN

Panorama Ambiental
Goiânia (GO) – Brasil
Setembro de 2006

Agência amplia parceria com a Cnen

13/09/2006 - Terça-feira, dia 12 de setembro, Zacarias Calil, presidente da Agência Ambiental (AGMA), reuniu-se com Rubemar Ferreira, coordenador do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CNEN). Também estiveram presentes Eurivan Alves, gerente de monitoramento da AGMA e Eliane Eugênia e Rosângela da Silveira, pesquisadoras do CNEN. O objetivo da reunião foi estabelecer parcerias entre AGMA, UFG, UEG e UCG para contratação de estagiários, bolsistas e auxiliares para o Laboratório da CNEN. Desta forma, a CNEN tornará mais eficiente o monitoramento, coleta e análise de amostras de reagentes (metais pesados como chumbo, césio, mercúrio) no ar, no solo e na água. Através da parceria também será possível buscar patrocínio para compra de equipamentos para o Laboratório. A intenção é divulgar os resultados do trabalho para a população, com o objetivo de mostrar os benefícios proporcionados pelo controle de reagentes.

O monitoramento de reagentes dever ser realizado em 20 pontos considerados importantes em Goiás, como Meia Ponte, Pirenópolis, Caldas Nova e outros. O presidente da Agência, Zacarias Calil, propôs ainda um Programa de Educação Ambiental que estimule acampamentos escolares, criação de cursos de Pós-Graduação sobre a área técnica de elementos radioativos, construção de uma ciclovia e o plantio de frutos do cerrado no Parque Telma Ortegal, onde funciona o Laboratório.
Autor(a): Gerência de Comunicação

Dia do Cerrado foi celebrado com palestra e plantio de árvores nativas

12/09/2006 - Foi celebrado na segunda-feira, 11 de setembro,o dia Nacional do Cerrado, com atividades que contaram com a participação de servidores, convidados e estudantes da rede pública. Entre os convidados estavam,o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José de Paula Moraes, o comandante do Batalhão Ambiental, coronel Célio e o Delegado Luziano Carvalho. Na solenidade, que teve também a participação do presidente da Agência Ambiental, Zacarias Calil, do chefe de Gabinete, Getulino Narcizo, do diretor de Qualidade Ambiental, Roberto Freire e do diretor de Ecossistemas, Paulo D'Ávila, foi prestada homenagem especial ao ex-diretor da Agência, Luziano Carvalho. O público que participou do evento, teve a oportunidade de assistir a uma palestra sobre o Cerrado. Ainda na ocasião, foram plantadas mudas de ipê ao redor da Agência Ambiental.O plantio das árvores foi feito pelo presidente da agência, Zacarias Calil, pelos diretores da instituição e por estudantes do Colégio Estadual Pré-Universitário.

Segundo a professora de Geografia da escola, Joanita Alves da Silva, os 70 alunos que participaram do evento, ficaram satisfeitos com a oportunidade de poder discutir a preservação do Cerrado. Conforme a professora, os estudantes do colégio atuam dentro de um projeto para a reciclagem de lixo, fazendo a coleta seletiva.

Durante a solenidade em comemoração ao dia do Cerrado, o presidente da agência, Zacarias Calil, disse que o bioma é um dos mais importantes do país e tem uma biodiversidade muito grande. Segundo Calil, o objetivo da programação foi chamar a atenção da comunidade para ações no sentido de preservar este importante ecossistema.
Gerência de Comunicação

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Goiás (www.agenciaambiental.go.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.